A preocupação com as maneiras de reutilizar água em casa vai muito além da necessidade de economizar com as contas que chegam no final de todos os meses. O reaproveitamento desse bem precioso é fundamental diante das crises hídricas que temos enfrentado nos últimos anos e que estão se tornando cada vez mais frequentes.
Apesar de vivermos em um planeta com muita água, apenas 0,007% dela pode ser consumida pelo homem. Além da quantidade de água potável disponível ser pequena, o seu consumo tem aumentado muito nos últimos anos. De acordo com matéria da Exame, entre 1900 e 2000, a população mundial cresceu 3,6 vezes, ao mesmo tempo em que o consumo de água aumentou 10 vezes.
Grande parte do consumo de água está concentrada nas atividades agrícolas e industriais. Contudo, o seu uso pelas residências também representa um impacto significativo, de forma que, com medidas simples adotadas em nosso cotidiano, podemos colaborar com a preservação desse recurso vital.
Por isso, vamos ver, neste post, 10 maneiras de reutilizar a água, que, além de simples e práticas, vão ajudar você a reduzir seu consumo e colaborar com o meio ambiente. Confira!
Para que as ações de conscientização do consumo de água sejam eficazes, precisamos torná-las hábitos em nosso dia a dia.
Assim, a soma de práticas causará um grande efeito tanto em economia financeira quanto em contribuição para prevenir crises hídricas e ajudar o meio ambiente.
Então, veja essas 10 dicas de como reutilizar a água em casa e repita o aprendizado sempre que for possível, até que se tornem espontâneas em sua rotina;
De acordo com a Sabesp, a cada lavagem, uma máquina de lavar roupas gasta aproximadamente 135 litros de água. Em vez de deixá-la ir embora, podemos redirecionar o cano da máquina para um balde grande e aproveitar para lavar calçadas ou dar descarga nos vasos sanitários. Em cada descarga economizada, são poupados 12 litros de água!
Parece ser uma tarefa difícil reutilizar a água que usamos durante o banho, mas faça o teste em casa. Deixe um balde dentro do box durante o banho e você verá que é possível recuperar uma boa quantidade de água que respinga no nosso corpo. Ela pode ficar ali no banheiro mesmo e ser utilizada para dar descargas.
Além disso, diminua o tempo de banho. Nada de deixar o chuveiro ligado enquanto se ensaboa ou lava o cabelo. Assim, você economiza muitos litros de água que iriam para o ralo sem necessidade.
É comum descartarmos a água do cozimento de alimentos. Além de estarmos desperdiçando um bem precioso, acabamos deixando escapar pelo ralo da pia um líquido rico em nutrientes, que poderia ser reutilizado na própria alimentação.
A água usada para cozinhar legumes, por exemplo, pode ser utilizada no preparo de caldos de legumes, no cozimento do arroz para dar mais sabor e no preparo de risotos.
Se você tem peixinhos em casa, saiba que a água do aquário é rica em nutrientes, tanto pelos resquícios da ração dos peixes quanto pela proliferação de matéria orgânica propiciada pela oxigenação. Em vez de descartá-la quando você for limpar a casa do seu peixinho, aproveite para regar suas plantas!
Reutilizar água da chuva é algo bastante simples e requer baixo investimento. Para armazená-la com segurança, é necessário instalar um sistema de captação que direcione a água das calhas e do telhado para um reservatório.
Em seguida, ela deve passar por um processo de decantação e cloração e, então, estará pronta para ser utilizada em atividades domésticas que não exijam o uso de água potável — ou seja, é possível lavar o quintal, veículos e dar descargas.
Se sua geladeira precisa ser descongelada manualmente, então reaproveite as placas de gelo. Coloque-as em um balde para derreter e utilize a água para regar as plantas. E, se por acaso derrubar algum cubo de gelo no chão, não o deixe derreter ali ou o jogue na pia. Coloque-o em um recipiente para depois aproveitar a água.
Uma torneira convencional dispensa de 6 a 12 litros de água por minuto, sendo um volume grande desperdiçado se você não fecha a torneira enquanto está ensaboando as louças, por exemplo. Para diminuir o consumo, mesmo se você já age de maneira consciente, utilize um aerador.
Ele é uma peça que se encaixa na saída de água da torneira e provoca a sensação de que muita água está saindo. Na verdade, ele apenas aumenta o volume de água, sem aumentar a quantidade.
Quase um terço da água consumida em residências é proveniente da descarga. Em média, uma casa com quatro pessoas gasta 20 mil litros de água por mês. Uma boa dica para reduzir esse consumo é a troca do sistema existente para a descarga de dois fluxos.
Esse mecanismo duplo oferece a opção de dar uma descarga parcial (três litros) para eliminar os resíduos líquidos ou uma descarga completa (seis litros) para eliminar resíduos sólidos.
Dessa forma, ao final do mês, é possível ter uma economia de até 35% da água utilizada nas descargas, o que leva a uma redução de 10% a 15% na conta de água da residência. Voltando à quantidade de litros gastos por mês, esse sistema poupa, em média, 2 mil litros de água.
Por meio de um sistema que utiliza caixa d’água, bomba, filtro, mangueira e aspirador, é possível captar a água suja que está no fundo da piscina e limpá-la para reutilizar. Para isso, ela é aspirada e levada para uma caixa d’água. Ali dentro, ela recebe um pouco de líquido decantador.
Depois de algumas horas, quando a sujeira já estiver depositada no fundo, a água limpa retorna para a piscina. Dessa forma, apenas a água do fundo da caixa d’água vai para o esgoto. Isso resulta em uma grande economia para o consumidor e também uma enorme contribuição para o meio ambiente.
Vazamentos de água, por menores que sejam, vão fazer diferença depois de alguns dias. Por isso, ao detectar um vazamento, chame um encanador para consertar. Outra dica é trocar as torneiras que ficam pingando. Não parece ser muita água desperdiçada, não é?
Então, experimente colocar um copo embaixo e deixá-lo enchendo durante a noite. Você poderá encontrá-lo transbordando no outro dia. Por isso, troque as torneiras que possuem esse problema.
Com algumas medidas simples em nossa rotina, podemos reutilizar água em casa e tornar isso um hábito. Além da economia na hora da cobrança, você pode sentir a conta de energia diminuir. Isso porque, ao reduzir o tempo do banho e abrir a torneira elétrica apenas quando necessário, a energia consumida durante o mês tende a ser menor.
Gostou do conteúdo? Então, compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais para que tenham mais consciência de como é simples e é possível encontrar maneiras de reutilizar água! Afinal, quanto mais pessoas estiverem envolvidas nessa causa, maior será o impacto de nossas ações na preservação desse bem precioso, não é mesmo?