Quando falamos de sustentabilidade, muita gente acha que para praticá-la é preciso mudar radicalmente sua rotina e largar tudo que possa causar algum dano ao meio ambiente. Obviamente, não é verdade, pois ter práticas amigáveis à natureza não só é muito simples, como também extremamente prático de inserir na rotina, praticamente como lavar o rosto ao acordar.
É claro, alguma atitude ou outra vai prejudicar o meio ambiente de alguma forma, mas, quando se trata de sustentabilidade, o objeto é justamente encontrar um equilíbrio para minimizar os malefícios que o homem pode gerar na natureza. É por isso que separamos 5 práticas para você colocar no seu dia a dia e contribuir com nosso planeta.
Antes de começar a olhar as atitudes dentro de casa, vamos olhar da porta para fora. Ter práticas sustentáveis começa desde as prateleiras de lojas e mercados, onde você pode optar por produtos retornáveis, com embalagem biodegradáveis e que são eco friendly na hora das compras. Além disso, pratique sempre um consumo consciente.
Na hora de fazer o transporte, se possível, deixe as sacolas plásticas de lado. Opte por caixas de papelão para carregar suas compras se estiver de carro. E, caso esteja a pé, ecobags e sacolas de feiras são uma ótima pedida. Além de você estar ajudando o meio ambiente, terá maior segurança para carregar seus produtos também.
Uma boa prática que ajuda a manter o hábito é sempre carregar as caixas de papelão (ou organizadoras montáveis) no carro para não ter que usar as sacolinhas plásticas. Também, as ecobags podem ser dobradas em um tamanho pequeno, de modo que não ocupe espaço em sua bolsa. Assim, você pode carregá-las sempre consigo e usar em qualquer situação.
Já para dentro de casa, evite produzir muito lixo e economize recursos. Não desperdice água limpa e nem deixe luzes ou eletrodomésticos ligados sem necessidade. E, se quiser ser ainda mais sustentável, invista em lâmpadas de LED para reduzir o consumo de eletricidade. São essas pequenas ações feitas que fazem a diferença no fim do dia.
Uma maneira de economizar dinheiro e ser sustentável é praticar a reutilização de objetos. Sabe aquelas garrafas de vidro de bebidas? Transforme em lindos vasos de flores. Potes plásticos que servem como embalagem de alimentos, como sorvete, podem ser personalizados e utilizados como porta-trecos e itens de decoração. Dê um novo sentido a peças que iriam inicialmente direto ao lixo.
Outra forma de manter a sustentabilidade em dia é também reutilizar recursos. Sabe a água da máquina de lavar que iria fora? Aproveite-a para lavar calçadas e molhar plantas. Vai fazer um belo almoço com macarrão e legumes? Que tal cozinhar os dois itens na mesma água? Bem limpinhos, não tem problema algum e é uma prática que muitos restaurantes fazem.
Já ouviu aquela frase “lixo que não é lixo”? Pois ela é uma realidade para milhares de pessoas no Brasil. Itens que costumam ser descartados por muitos acabam ganhando um novo significado na mão das pessoas certas. Além dos trabalhadores de reciclagem conseguirem tirar sua sobrevivência através da coleta seletiva, eles transformam os itens em novos produtos com o auxílio de fábricas especializadas.
Para contribuir com essa prática verde, desenvolva o hábito de separação do lixo. Aqueles itens que podem ser reciclados feitos de metal, plástico, papel e vidro, coloque-os em uma sacola de descarte à parte. E, dependendo do município, há até o serviço de coleta seletiva para a população. Procure se informar sobre e faça sua parte.
Sabe cascas de legumes, restos de comidas e afins? Use-os como adubo para as plantas em casa. Se tiver ainda mais engajado, que tal adquirir com uma composteira? São ótimas opções para efetuar o descarte correto do lixo orgânico.
Para deixar sua casa verde (quase que literalmente) plante diversas espécies de vegetação. Além das plantas contribuírem com a decoração dos cômodos com um ar mais leve e moderno, tê-las presentes nos ambientes traz maior frescor em dias quentes.
Hortas também são boas opções para quem quer levar uma vida mais sustentável. Você planta seu próprio alimento, na maioria das vezes de maneira orgânica, no conforto de sua casa. De quebra, economiza na compra do mês e tem um ótimo local para fazer o descarte do lixo orgânico produzido pela sua família.
Se você puder investir financeiramente e buscar um retorno a longo prazo, com certeza a energia solar é uma ótima oportunidade para deixar sua casa mais verde. Além de economizar na conta de luz, podendo reduzir o gasto mensal em até 95%, o método energético é uma fonte de energia limpa sem qualquer dano ao meio ambiente.
Ao instalar um kit de energia solar, você garante que por pelo menos 25 anos estará economizando em eletricidade. E, apesar de ter um custo inicial mais alto, você recupera o investimento em torno de 3 a 5 anos após sua aquisição. Também, é um equipamento que valoriza imobiliariamente sua residência.
A Módulo Energia é referência no mercado de energia solar. Somos especialistas há 6 anos, garantindo mais de 400 clientes satisfeitos com nossos serviços. Fale com a gente, nós vamos te ajudar a deixar sua casa mais verde!