Já parou para pensar no valor que as suas contas de luz somaram só neste ano de 2021? Tenho certeza que só de pensar você já se espantou, por isso confira as dicas que a Módulo tem para te passar, mas antes de tudo, venha entender um pouco porque essa conta não para de aumentar.
O aumento expressivo das contas de luz nas casas dos brasileiros é consequência de uma crise hídrica que está afetando reservatórios das principais usinas hidrelétricas do Brasil.
Os reservatórios do Sudeste e do Centro-Oeste do país, que são responsáveis por gerar 70% de energia do país, estão funcionando com apenas 23% da capacidade de armazenamento, o menor nível em 20 anos, desde a última crise enfrentada pelo país em 2001.
E se você pensa que o cenário acabou por aí, está errado, para conseguir racionar a água nos reservatórios das hidrelétricas, a primeira alternativa do governo é ligar as usinas termelétricas, que são as mais caras e mais poluentes.
Segundo especialistas, são três as principais causas para a diminuição das chuvas que causam essa desordem nas hidrelétricas: aquecimento global, desmatamento da Amazônia e o fenômeno natural La Niña.
Não é novidade que o desmatamento atinge a cada ano piores índices, a Floresta é importante para regular o fluxo de chuvas no país. Já o fenômeno La Niña, tem como histórico provocar seca no Centro-Sul, onde estão os principais reservatórios para geração de energia, como comentamos anteriormente.
Por causa da falta de chuva e consequentemente da seca, começou a afetar a produção de energia desde maio deste ano, quando a bandeira passou de amarela para vermelha.
Diante do atual cenário, ações excepcionais são adotadas em todo o país, em parceria com as agências reguladoras e com o ONS, tais como o racionamento, o acionamento de usinas termelétricas adicionais, como falamos, e a implantação de tarifas para o consumidor.
O consumo alto de luz é um problema que pode se agravar com a chegada do verão nos bolsos dos brasileiros, pois é onde se intensifica o uso de aparelhos de ar-condicionado nas temperaturas mais quentes, já nas temperaturas mais baixas, são quando banhos quentes prolongados são mais frequentes.
O consumo na pandemia aumentou ainda mais, porque muitas pessoas estão desempenhando suas funções diretamente de seus lares, portanto, é impossível que o uso de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos aumente refletindo consideravelmente na conta de luz da casa de cada um.
Agora você já sabe, sempre que os níveis dos reservatórios nas hidrelétricas caem, a conta de energia fica mais cara para todos os brasileiros. Mas não se desespere, existem algumas dicas e estratégias a serem adotadas que podem reduzir a sua conta de luz no final do mês.
Confira abaixo algumas atitudes que são capazes de ajudar a baixar sua conta de energia.
Uma maneira de reduzir sua conta de energia é usar a iluminação natural do sol para clarear o ambiente. Por exemplo, se você está trabalhando em casa, opte por lugares próximos às janelas assim grande parte do seu dia será iluminado pelo sol.
O ideal é que você não precise acender as luzes durante o dia, então, vale usar cortinas mais claras ou translúcidas, por exemplo. Em ambientes de corredor ou hall é possível instalar claraboias ou blocos transparentes para passar os raios solares.
Se durante o dia você conseguir usar toda a luz solar possível, durante a noite você também pode otimizar sua conta de luz com lâmpadas e luminárias de LED que duram muito mais tempo do que as fluorescentes e consomem muito menos energia. Ou seja, no final das contas acaba valendo muito mais a pena.
Pouca gente sabe disso, mas quando você deixa o seu tv, notebook, em stand by ele ainda consome energia.
Esse hábito de deixar aparelhos plugados é muito comum na casa de muitos brasileiros, porém essa prática não é amiga da conta de luz e do consumo de energia. Isso porque ele fica preparado o tempo todo para ser ligado e enquanto aquela luzinha estiver acesa ele continua consumindo energia até o momento em que realmente é tirado da tomada.
Por isso, se você for sair para trabalhar, passear ou viajar, aproveite para retirar todos os eletrodomésticos e eletroeletrônicos possíveis da tomada porque mais tarde irá refletir na sua conta de energia.
A energia solar é uma forma de energia renovável, gerada pelo calor e luz do sol. Por isso é uma fonte de energia sustentável e inesgotável e sua aderência tem crescido cada vez mais no Brasil pois com ela é possível reduzir de forma drástica em até 98% do valor da sua conta de luz já que sua matéria prima é o sol.
Também é possível deixar de se preocupar com as tarifas e bandeiras que o governo passa a cobrar nas contas. O uso da energia solar é a solução para o aumento expressivo nas contas e problemas energéticos enfrentados atualmente no nosso país.
Viu quanta coisa podemos fazer para economizar na conta de energia? Se ficou alguma dúvida ou deseja saber mais sobre a energia solar, entre em contato com a Módulo.