A sustentabilidade já é um dos assuntos mais comentados dos últimos tempos, além de ser extremamente necessária e urgente, já que a cada momento que passamos sem falar ou agir sobre esse assunto estamos encurtando o tempo de vida do meio ambiente.
Agora esse assunto chega também para arquitetos, decoradores e designers de interiores que passam a adotar práticas para contribuir com esse tema mundial. Além de serem práticas importantíssimas para a preservação da natureza e prevenir os impactos ambientais, também podem ser extremamente úteis para você.
A arquitetura sustentável começa desde a construção do imóvel até o dia a dia dos moradores. E finalmente esse modelo de construção e decoração já deixou de ser uma tendência para se tornar uma regra na maioria das casas.
Afinal, hoje, os projetos podem ser muito mais valorizados se seguem a linha da sustentabilidade Então, confira neste post, as dicas de uma arquitetura sustentável, que ao mesmo tempo protege o meio ambiente e é muito charmosa.
A arquitetura sustentável não foi inventada e não foram criadas regras de um dia para o outros. São muitos anos de estudos e discussões para se chegar perto do modelo que temos hoje e ainda muito longe do modelo ideal, mas ainda assim, é possível contar com leis e normas que protegem o ambiente e que estimulam boas práticas dentre a sociedade.
Então, para trabalhar com uma arquitetura sustentável, é importante estar por dentro dessas legislações e, o mais importante, segui-las.
A principal ideia é reduzir os impactos ambientais, evitando ao máximo desperdícios e ainda gerar uma economia em dinheiro, tanto para o cliente quanto para o arquiteto, isso porque quando sentimos no bolso ficamos mais motivados no cumprimento das leis, e ainda é possível evitar possíveis multas e penalizações.
Por exemplo, a simples ação para descartar corretamente o lixo das obras da sua casa já se torna uma atitude bem positiva.
Você pode apostar em diversas soluções de tecnologia do mercado para contribuir com o meio ambiente e com a sua conta. É possível investir em revestimentos à base de materiais reciclados, desde lâmpadas que reduzem o consumo energético até outras tecnologias.
Também é importante avaliar o seu gasto atual com a energia já que não porque está mudando algumas lâmpadas em casa que verá um super retorno na conta de energia, isso porque a sua conta pode ter maior valor de outros equipamentos.
A tecnologia facilita muito e otimiza muito a nossa vida, isso não é diferente quando envolve sustentabilidade e arquitetura. Você pode optar por revestimentos à base de materiais reciclados, lâmpadas mais econômicas, materiais sustentáveis utilizados em móveis para áreas externas, pisos que imitam madeira para preservar a destruição, sistemas de iluminação inteligente com sensores de presença, e muitas outras coisas que você pode adotar no dia a dia.
Ainda é possível otimizar diversos tipos de materiais ecológicos e recicláveis, os principais são as madeiras, cerâmicas e metais. Existem profissionais e empresas especializadas em encontrar esse tipo de material, mas você pode ir até lugares que vendem ou que recebem esse tipo de material.
Existem diversas coisas que são boas mas que são jogadas fora e podem integrar novos projetos de arquitetura. Estamos em uma sociedade muito consumista, e à medida que as coisas não nos servem mais passamos a descartar praticamente tudo mesmo que ainda há utilidade.
Como falamos você pode optar por madeiras, metais e cerâmicas, que virariam entulhos, mas podem ter uma serventia enorme em novos projetos de arquitetura sustentável. Então, não tenha medo de usar a criatividade para incluir esses itens e tentar reutilizar tudo o que for possível.
Pense que uma obra sustentável pode aproveitar materiais de demolição. Isso ajuda a dar um destino adequado a esses resíduos, toda a decoração da casa acaba por ficar ainda mais com cara de sustentável dando todo aquele charme, além de promover economia à sua construção.
Lembre-se que utilizar muito a criatividade, essa é palavra de ordem nesse item e a arquitetura sustentável tem mostrado que isso é possível. Para isso basta procurar esses materiais ou consultar quem já sabe onde encontrar.
Outra dica é: evite jogar qualquer coisa fora antes de avaliar a sua utilidade em outra função e se possível então reutilize esse material. Você pode usar caixotes de madeira, latinhas usadas de refrigerante de alumínio, potes de plástico e garrafas de vidros.
Durante a sua obra aproveite para guardar os canos de PVC e dessa forma você consegue usar os mais diferentes tamanhos e formatos, canos de PVC para decoração, fazer vasinhos de plantas e outras utilidades.
Existem ainda outros materiais que podem ser melhorados, por exemplo, velhos tecidos, lembre-se que tudo por ser reutilizado, basta usar a sua criatividade e pensar e buscar inspirações.
Durante todo esse post observamos diversas vantagens ao adotar esse tipo de arquitetura, entretanto separamos um bloco especialmente para os ganhos desse modelo, já que são muitos.
Se curtiu as dicas, confira os produtos da Módulo Energia e como podem te ajudar na arquitetura sustentável.