O consumo consciente de água deve ser uma prática e preocupação diária da população, mundialmente falando. Isso porque a água é um recurso natural essencial para que os seres humanos sobrevivam e se desenvolvam.
Em todo o planeta Terra há cerca de 70% de água, porém em sua maioria água salgada. Só 1% dessa concentração é água doce. Além disso, os brasileiros têm grande responsabilidade com esse consumo, uma vez que o país contém 12% de toda água potável do mundo, sendo majoritariamente localizada na Bacia Amazônica.
Mas, se existe tanta água no Brasil, por que precisamos nos preocupar? Atualmente, vivemos em constante ameaça de escassez desse recurso tão valioso, seja por desperdícios ou alta contaminação e poluentes submetidos à água.
Pensando nisso, a Módulo Energia preparou um conteúdo com 5 dicas para você aderir ao consumo consciente de água, com formas práticas e fáceis de como reutilizar a água e ainda ter várias vantagens, tornando esse ato um hábito no seu dia a dia.
Para colocar em prática dentro da sua residência, ambiente de trabalho, academia e outros, confira essas 5 dicas super simples para aderir em seu dia a dia:
Um dos momentos em que mais utilizamos água no dia a dia é durante os banhos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o recomendado é que sejam gastos até 112 litros de água por banho tomado.
Porém, quando utilizamos duchas de alta pressão e de longa duração, pode ocorrer uma vazão de 20 a 30 litros de água por minutos, o que acumularia cerca de 300 L em um único banho de 10 minutos, por exemplo.
Dessa forma, recomenda-se não utilizar tanto a alta pressão do chuveiro e, além disso, fecha o registro enquanto ensaboa o corpo ou lava o cabelo, para não desperdiçar água. Somente essa simples prática pode ajudar na economia de 30 mil litros por ano.
O maior desperdício de água nesse caso acontece enquanto lavamos os dentes, isso porque muitas pessoas deixam a torneira aberta nesse processo, podendo ocasionar uma perda de quase 13 litros em apenas três minutinhos que estiver no banheiro.
Então, desligue a água enquanto escovar os dentes e quando fizer a barba também, muita economia pode surgir a partir dessa atitude.
Muitas vezes levamos horas para cozinhar legumes, verduras e até mesmo carnes de panela, entre outros. Uma das dicas mais preciosas aqui é justamente aproveitar a água do cozimento de um alimento e outro para aproveitar.
Por exemplo, a água utilizada para cozinhar batatas pode ser usada para cozinhar algum tipo de carne ou até mesmo outro tipo de verdura ou legume.
Além de preservar o sabor, temos uma grande economia de água se praticarmos essa dica ao longo de um mês inteiro.
Antes de lavar a louça, organize todos os itens. Remova a sujeira grossa de cada um para que não se acumule na pia, jogue em um lixo separado para lixo orgânico.
Após isso, deixe os utensílios de molho em água com sabão, ou apenas jogue um pouco de água por cima, isso fará com que a lavagem seja mais rápida pois irá amolecer a sujeira. Em seguida, utilize a lava-louças ou lavar os ensaboe bem os itens e só finalize com o enxágue.
Para que de fato seja uma prática consciente, não ensaboe com a torneira ligada, só enxágue quando estiverem prontos para essa etapa.
A reutilização de água da máquina de lavar é uma das maiores fontes de economia que podemos ter ao aderir ao consumo consciente. Isso porque em um único ciclo são gastos quase 150 litros de água.
Então, quando colocamos em prática o armazenamento do descarte podemos utilizar essas “águas cinzas” para lavar calçadas, calçados, automóveis, banheiro e muitas outras coisas.
Saiba mais sobre como reutilizar a água da máquina aqui!
A água da chuva é muito reaproveitável nos mesmos aspectos, mas principalmente para regar plantas e jardins, e também para lavar ambientes, louças, objetos e outros.
BÔNUS: Além de todas essas dicas práticas, esteja constantemente conferindo se não há vazamentos de água em sua residência, pois um buraco super pequeno de 2mm poderia desperdiçar mais de 3.000 litros de água em um único dia.
Um dos motivos mais relevantes para que a população tenha um consumo consciente em relação à água e também a outros recursos naturais, é a previsão da Organização das Nações Unidas (ONU) que diz que, até 2050, 45% da população mundial não terá a disponibilidade mínima de água necessária.
Pensar que podemos ficar sem um recurso essencial para a sobrevivência humana e de todos os seres vivos no mundo é muito grave.
Diante desse cenário, a ONU criou a ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) que tem como objetivo garantir a disponibilidade e gestão sustentável da água, assim como o seu devido saneamento para todos. Dentro da ODS, estão descritas várias formas de como podemos assegurar esse consumo responsável pelos recursos ambientais.
E claro, existem muitas vantagens em contribuir com essas boas práticas ao meio ambiente, principalmente a de cooperar para um mundo melhor no futuro. Mas, no dia a dia, essas ações também fazem diferença, veja 3 grandes benefícios:
Se cada pessoa no mundo assumisse o compromisso de ser responsável e sustentável, isso seria escalado de forma extraordinária e poderíamos aumentar em muitos anos a expectativa de vida no planeta Terra para a geração atual e futura.
Agora que você já entende da importância de ter um consumo consciente de água e aprendeu dicas incríveis para aplicar no seu dia a dia, não esqueça de compartilhar conosco nesse post o que já conseguiu pôr em prática e outra dica que também ache importante!
Confira outros conteúdos como esse no Blog da Módulo Energia.