Economia é um termo que tem sido inserido cada vez mais em nossa rotina. Isso porque a falta de recursos tem se feito presente dia após dia para nós, fazendo com que tenhamos que tentar contornar a situação. Em 2021, pudemos vivenciar na prática isso devido a crise hídrica que atingiu algumas regiões do Brasil, fazendo com que empresas de abastecimento solicitassem a população para que começassem a economizar energia e água, devido ao país ter como base o sistema de hidroelétricas. Mas, como iniciar na prática esse novo hábito tão importante para o nosso planeta? É o que você verá a seguir.
Como comentamos anteriormente, o Brasil já passou e ainda está passando por uma crise energética. E, diferente do abastecimento de água, em que se há a possibilidade de realizar com a população o sistema de rodízio, tendo dias determinados para que um bairro receba água, com o fornecimento de energia elétrica é bem mais complicado. Afinal, eletrodomésticos básicos, como a geladeira, precisam do recurso para funcionar. Se for necessário efetuar um rodízio de energia, não só estragarão alimentos que precisam de refrigeração, como os próprios equipamentos ligados na tomada. Infelizmente, tivemos um exemplo prático disso em 2020 no Amapá.
Para evitar um cenário parecido com o do Amapá, é necessário correr contra o tempo na economia de energia. Pois, apesar de algumas hidrelétricas terem um sistema de combustão para gerar energia quando os níveis hídricos são insuficientes, esses afetam muito mais o meio ambiente de maneira negativa.
A boa notícia é que conforme o desenvolvimento tecnológico avança, mais opções sustentáveis têm sido criadas para os mais diferentes setores da sociedade. Inclusive, hoje nós mesmos podemos começar economizar energia com algumas ações simples. Confira!
Ao fazer a construção de uma casa, reforma ou mudança, é muito mais comum assemelharmos esses processos com altas despesas do que com economia. Entretanto, saiba que é possível conseguir ser econômico em qualquer um dos processos, desde que você saiba qual período considerar.
Por exemplo, se você pensar no período pré-processo de construção, com certeza os altos gastos saltaram aos seus olhos. Mas, se você analisar a longo prazo, verá que se tiver algumas boas decisões, poderá recuperar o investimento feito lá na frente. Como é o caso de buscar casas que tenham clarabóias e paredes claras. O primeiro item permite que você aproveite mais a energia natural do sol internamente na sua casa. Já o segundo, deixa os ambientes mais iluminados , diminuindo a necessidade de iluminação artificial durante o dia. De início, os custos podem se mostrarem mais elevados, mas, é algo que com certeza você terá retorno na conta de luz dos próximos anos,
Outro fator fundamental para se levar em consideração quando o assunto é economia é o consumo energético dos eletrodomésticos. Em uma loja, ao comprar um com maior desconto, você pode até achar que está poupando dinheiro, mas, na verdade, pode estar levando “gato por lebre”. Para evitar isso, fique atento ao selo Procel nos equipamentos, buscando sempre aqueles que se enquadram nas categorias A, B e C. Esses, geralmente são mais caros, mas, terão menor consumo de energia, trazendo economia ao seu bolso.
Algo simples, mas que muitas famílias acabam deixando de lado com suas crianças é a educação ambiental. Ensinar aos pequenos sobre a importância da preservação do planeta e como pequenas ações diárias nossas impactam no todo, com certeza é fundamental para que as novas gerações tenham uma natureza tão rica como a de hoje. Por isso, sempre que possível, traga o assunto com os pequenos em casa, mostrando seus deveres com o mundo e ensinando-os a economizar. Com certeza se tornarão no futuro adultos mais responsáveis.
O básico e essencial de todo lar: ao sair dos cômodos, apague as luzes que foram acesas. E, se possível, dê preferência aos modelos de LED, que duram mais e gastam 80% menos de consumo. Evite também deixar aparelhos eletrônicos conectados à tomada em stand by. Pode até parecer que não, mas aquela luzinha está consumindo energia. Cada pequena atitude que você adota em casa é um pouquinho de dinheiro que sobra no seu bolso, e, é claro, o meio ambiente agradece.
Se tem alguém que é o vilão da conta de luz, com certeza é o chuveiro elétrico. O aparelho eletrônico, se não tiver um programa de consumo baixo, com certeza gastará muito energia. Lembra da dica do Procel? Ela se aplica aqui também. Antes de comprar, faça uma pesquisa muito clara sobre os modelos disponíveis do mercado e o quão econômicos podem ser. Se possível, opte por modelos a gás ou a energia solar.
Se tiver a oportunidade, instale um sistema de energia solar na sua casa. Essa é de longe a ação mais econômica e sustentável que podemos fazer em nossas residências. Além de você estar consumindo energia de uma fonte 100% renovável e disponível em todo nosso território nacional, você estará poupando muito em sua conta de energia. Com o passar dos anos, com certeza o investimento feito no modelo será mais que recuperado.
Quer saber mais sobre o sistema de energia solar? Fale com a Módulo Energia. Podemos fazer uma simulação para que você verifique o quanto irá economizar em sua casa. Também, realizamos um orçamento personalizado, atendendo todas as especificidades que seu lar pode apresentar. Não deixe de conferir!
Viu só, com algumas boas dicas podemos diminuir nossos gastos ao economizar energia, e, de quebra, contribuir positivamente com o meio ambiente. Não deixe de começar a colocar as dicas dadas aqui em prática!