Comprar seu sistema de energia solar é um passo em direção a um futuro mais econômico e sustentável. Mas, inicialmente, não é um método energético tão acessível para se adquirir a maioria das famílias brasileiras, por isso é natural que muitas dúvidas surjam sobre o processo, afinal, é um valor alto para se gastar em vão. Para tirar qualquer pulga que você possa ter atrás da orelha com o sistema, separamos aqui as 13 principais dúvidas que as pessoas têm sobre energia solar. Confira a seguir!
A energia solar tem diversas questões que influenciam no preço final de sua aquisição, como por exemplo, a rotina e a quantidade de moradores da casa ao qual está sendo instalada. Residências com maior consumo precisam efetuar a compra de mais painéis fotovoltaicos.
Atualmente, os preços de instalação de um kit de energia solar varia entre R$ 11.000,00 a R$ 50.000,00. O valor varia conforme a quantidade de painéis fotovoltaicos, localização, consumo, empresa, tecnologia e performance do sistema.
Como vimos anteriormente, o valor para adquirir um kit de energia solar é alto. Entretanto, esse investimento pode ser recuperado na conta de luz a partir de 3 anos de uso dos painéis solares na residência, conforme o modelo adquirido.
Outra informação importante que vale destacar é o fato de o sistema de energia solar enriquecer também o valor do imóvel, devido a ser um tendência energética que veio para ficar.
Se feita a manutenção adequada, um sistema de energia solar dura de 25 a 30 anos em sua máxima performance. Após esse período, os painéis solares perdem cerca de 20% de eficácia, mas, ainda continua efetuando o processo de transformação de luz solar em energia elétrica. Podendo ter uma boa funcionalidade de até 40 a 50 anos.
Ao contrário do que muitos podem pensar devido ao alto custo de aquisição do produto, a manutenção de painéis solares é simples e barata. Você mesmo pode fazer na sua casa uma vez ao ano, se sua região possuir chuvas regulares, afinal, a queda de água do céu estará lavando as peças para você.
Caso você resida em um local de poucas chuvas ou a região esteja passando por um período de estiagem, água corrente e sabão neutro são suficientes para limpar a sujeira dos painéis. Você mesmo pode efetuar a limpeza com o auxílio de uma esponja macia, de modo a garantir a máxima performance do seu sistema.
Para saber ao certo se em sua casa podem ser instalados painéis fotovoltaicos, somente uma empresa especializada poderá dar a certeza. Pois, essa analisará o espaço disponível, estrutura do imóvel e qualidade das instalações elétricas. Entre em contato com uma empresa referência do mercado para tirar suas dúvidas.
Todavia, você pode ter uma base fazendo um cálculo de quantos painéis solares sua família precisa conforme o consumo. Assim, você tem uma ideia de quantas placas fotovoltaicas serão necessárias para que possa haver uma economia significativa na conta de luz. Feito isso, você pode verificar se tem espaço disponível no telhado ou terreno de sua casa para instalação.
Não, pois sua conta de energia não contempla apenas seu consumo privado de eletricidade, ela também tem o custo de iluminação pública e a taxa mínima da companhia. Todavia, ao comprar um sistema de energia solar, você pode reduzir em até 99% o valor da sua conta de luz. Isso prova que o modelo energético é um ótimo investimento financeiro.
Muitas vezes o kit de energia solar pode acabar produzindo mais quantidade de energia elétrica do que você consome. Nesses casos, você ganha créditos com a companhia de energia elétrica, que podem ser utilizados para abater o valor de contas futuras. Somente esse tipo de negociação é permitido com as empresas de distribuição de energia, a venda de eletricidade é proibida pelo ANEEL.
Depende de como seu sistema de energia solar é. Em geral, quando há apagões é desligado todos os sistemas de energia elétrica da distribuição por uma questão de segurança dos técnicos que efetuaram os reparos. Como o inversor, aparelho que conecta a energia solar produzida em casa com a da companhia de luz, fica em contato com a rede, há o apagão como um todo na casa.
Entretanto, se o seu kit de energia solar possui baterias e sistemas no-break, então é possível você efetuar o armazenamento de sua energia solar produzida. Mas, vale ressaltar que você precisará de uma boa quantidade e que o custo pode sair um pouco mais alto que o benefício, já que as baterias precisam de trocas mais vezes durante os 25 anos de máxima performance de um painel solar devido a manutenção.
O equipamento responsável pelo monitoramento de energia solar é o inversor. Hoje em dia há diversas opções no mercado, inclusive mais tecnológicas, que podem mostrar em tempo real no seu celular, tablet e computador o quanto de energia seu kit está produzindo.
A homologação é uma espécie de validação que a companhia de luz faz para verificar se o seu kit de energia solar é seguro para conectar na rede elétrica. Quem deve garantir que tudo ocorra da maneira certa é a empresa que você contratou para aquisição e instalação dos painéis solares.
Atualmente diversos painéis fotovoltaicos estão vindo com uma camada de vidro temperado, garantindo sua proteção contra adversidades climáticas. Em uma chuva de granizo, é pouco provável que seus painéis sofram grandes danos. Verifique a resistência de cada peça com a sua empresa escolhida.
Apesar de serem resistentes, não é indicado que ninguém suba sobre os painéis para evitar o risco de trincar as células fotovoltaicas, prejudicando a captação da luz solar.
É preciso verificar nas regras do condomínio se há a permissão para instalação de equipamentos de energia solar. Além disso, provavelmente você precisará morar em uma cobertura, pois muitos prédios não permitem a instalação na fachada para não prejudicar o visual do edifício e também por ser um procedimento bem caro devido ao risco de instalação que tem.
A Módulo Energia possui 6 anos de experiência no mercado de energia solar, sendo referência de atuação no nicho. Acesse nosso site para conferir mais informações e solicite um orçamento sem compromisso. Estamos aqui para tirar suas dúvidas e facilitar seu caminho na aquisição de um kit de energia solar próprio!