Não é de hoje que precisamos de mudanças em nosso processo de desenvolvimento. O planeta está cada vez mais sobrecarregado devido a tantas explorações desenfreadas feitas em nome do progresso humano e sua manutenção. A eletricidade é uma dessas inovações tecnológicas que se tornou fundamental para a população, mas, que tem grande parte de seus processos feitos de maneira agressiva à natureza.
Para contornar esse problema, o desenvolvimento sustentável tem sido pauta nas reuniões de grandes potências mundiais. A energia verde tem sido cada vez mais implementada como uma possível solução para mitigar tantas explorações. Veja a seguir quais os impactos que ações alinhadas ao conceito sustentável tem em nossas vidas.
Quando se fala de sustentabilidade, a cor verde é sempre trazida muito forte nas comunicações e ações de conscientização. É como se fosse uma identificação de que aquilo que está sendo feito trata-se de um processo sustentável e respeitoso à natureza.
Como o próprio nome traz, a energia verde nada mais é do que o processo de produção de energia limpa e renovável, sem qualquer tipo de dano ao meio ambiente. Atualmente, há diversas opções existentes no mercado, entretanto, modelos energéticos baseados em recursos fósseis e não renováveis ainda são maioria em diversos países.
Modelos de energia a base da queima de combustíveis fósseis têm sido cada vez mais vistos negativamente, pois, além de serem finitos, contribuem significativamente para o aquecimento global e agridem o ecossistema natural como um todo. Desde a exploração dos recursos, como a retirada de petróleo ou carvão natural, bem como também sua queima, afetando nossa atmosfera através dos gases poluentes liberados.
Se a população mundial não fizer um processo de readequação aos seus principais métodos de produção de energia, o planeta poderá sofrer consequências catastróficas devido ao desequilíbrio climático provocado pelo aquecimento global. Para evitar tal cenário, é necessário que grandes instituições governamentais tenham um olhar mais atento à temática, investindo recursos em fontes de energia verde.
Importante destacar que a sustentabilidade não só é responsabilidade dos governos, como também é de sua população. É claro que essas instituições governamentais têm um poder de ação maior e fundamental para mudanças significativas, mas também cada um tem seu papel na transformação desse cenário.
De modo a fazer com que empresas assumam sua responsabilidade social, cada vez mais a ESG tem se tornado relevante no mundo dos negócios. O conceito que analisa as práticas ambientais, sociais e de governança, em inglês “environmental, social and governance” (ESG), tem sido utilizado para medir o quão preocupada aquela empresa está com seu papel na sociedade.
Analisando essas três dimensões é possível verificar quais atitudes para manter um mundo mais justo socialmente e sustentável ecologicamente por meio de uma boa administração a empresa está tendo.
De início, muitos empresários podem até não dar atenção ao conceito, mas a tendência é que ele cada vez mais ganhe força com o passar dos anos. Atualmente, muitos investidores já estão usando o conceito como métrica para saber em qual empresa vai aplicar seus recursos. Afinal, um negócio que tem o ESG estruturado já está adaptado ao futuro, tendo uma boa visão no mercado de investimentos.
Empresas podem adotar o ESG com programas de para diminuir a desigualdade social, como doações e voluntariados. Reestruturar processos para torná-los mais econômicos e sustentáveis, como adotar a energia verde em sua sede e ter projetos de reutilização de materiais. Também, ampliar essas práticas, fazendo campanhas de conscientização com funcionários.
Como já dissemos, para além das instituições governamentais, cada um tem sua responsabilidade frente ao desenvolvimento sustentável. Adotar práticas de preservação do meio ambiente como jogar lixo no local correto, praticar a reciclagem e evitar o consumo desnecessário de recursos.
Ao se tratar de energia verde, praticamente todos os métodos escolhidos só podem ser colocados em prática devido a grandes corporações. Entretanto, há um processo que cada um pode ter em sua casa: a energia solar. Instalando seu kit, você não só estará contribuindo com o planeta como também estará economizando significativamente em sua conta de luz. É um processo energético que só traz benefícios.
A Módulo Energia é referência no mercado de energia solar. Em nosso site você pode solicitar um orçamento e ainda simular em quanto tempo você irá recuperar seu investimento feito no seu kit de painéis fotovoltaicos. E, caso queira tirar alguma dúvida específica, nós contamos com uma equipe especializada para atender você.
Com todos esses pontos apresentados acima, pudemos verificar que o impacto da energia verde no desenvolvimento sustentável não só é positivo, como também parte essencial no processo. A transição energética precisa ser feita o quanto antes possível para que possamos salvar nosso planeta.