O financiamento para energia solar é uma alternativa sustentável para o consumidor que deseja economizar financeiramente e utilizar um sistema eficaz de energia por até 30 anos corridos, instalando-o em lugares residenciais, industriais e outros.
Após terminar de pagar o empréstimo realizado, o qual custará praticamente o mesmo valor gasto em uma conta de luz de companhias tradicionais por parcela, uma das únicas preocupações será apenas a manutenção das placas solares.
Atualmente, vários bancos públicos e privados têm disposto esse tipo de empréstimo, até mesmo para incentivar a aquisição de um método mais sustentável para o uso de energia.
A modalidade em si, tem obtido um crescimento expressivo no Brasil, por isso, é importante estar por dentro de como funciona o financiamento para energia solar, quais as principais características e bancos que oferecem as linhas de crédito.
Pensando nisso, a Módulo Energia preparou um conteúdo exclusivo e completo com todas essas informações. Confira agora!
O financiamento para energia solar exige condições semelhantes a outros tipos de financiamentos, principalmente no que diz respeito à verificação do nome comprometido em algum órgão de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.
Porém, o investimento nesse sistema solar fotovoltaico é considerado um benefício de longo prazo, uma vez que possui uma durabilidade de até 30 anos, dependendo das condições a quais foi desenvolvido e realizada devida manutenção.
Além disso, investir em financiamento para energia solar é muito mais barato comparado aos gastos com as companhias de energia elétrica que estamos habituados. Inclusive, existem diversas linhas de crédito para pessoas físicas e jurídicas com taxas de juros muito baixas no mercado.
Quer saber mais sobre a História da Energia Solar? Confira quando surgiu esse modelo!
Um dos maiores benefícios desse formato é a economia financeira, podendo chegar até 99% na sua conta, impostos, valorização do imóvel e ainda em retorno de investimento.
Para te ajudar a entender todas as características do financiamento para energia solar, selecionamos as 3 melhores vantagens. Confira:
Existem várias iniciativas públicas do governo federal e estadual que oferecem linhas de crédito para o financiamento de energia solar e a instalação desse sistema.
Após a análise de crédito simples e verificação do comprometimento do nome do consumidor em sistemas de proteção ao benefício (SPC e Serasa), o empréstimo é liberado ao cidadão. O prazo pode ser alcançado até 20 anos, a depender da condição do solicitante e da linha de crédito contratada.
Com um período de tempo bem distribuído, somado aos benefícios da utilização da energia solar que é uma fonte inesgotável de energia, o investimento se torna fácil para ser atribuído a outras despesas que normalmente levamos em consideração.
Como mencionado anteriormente, o financiamento para energia solar é muito vantajoso pois possui possibilidades de aquisição em até 240 meses, ou seja, para os gastos mensais que são habituais em nosso dia a dia, o empréstimo acaba se tornando muito acessível e bem distribuído entre as despesas.
Além disso, o custo dos sistema de energia solar também favorece para a economia de gastos, principalmente considerando que esse investimento trará benefícios a longo prazo, uma vez que está sendo conquistado seu próprio sistema de captação de energia.
Ou seja, após o pagamento de todas as prestações, as quais acabariam custando valores bem próximos aos que são pagos nas contas de energia elétrica normalmente, você estará economizando muitos gastos e se preocupando periodicamente apenas com a manutenção desse sistema e aprimoramento do mesmo caso deseje.
É o famoso custo-benefício que está sendo avaliado nessa ocasião, pois comprovadamente já sabemos que uma solução de energia solar que é, além de sustentável, mais barata e com mesmo potencial e eficiência energética.
Aprenda também sobre como funciona a instalação de Painéis Solares!
Após análise de crédito, o financiamento para energia solar acontece de forma bem ágil, desde a compra de equipamentos à instalação do sistema. O melhor é que, mesmo com prazo estendido de pagamento do empréstimo, você já irá perceber os benefícios a curto prazo, ao mesmo tempo que constrói uma estabilidade a longo prazo dessa solução.
Existem muitas linhas de financiamento oferecidas por bancos públicos e também privados. A seguir, veja as 5 principais possibilidades encontradas no mercado e entenda como cada banco funciona frente a essa solução sustentável.
Considerando todas as possibilidades, qual a melhor linha de financiamento para energia solar? Essa resposta dependerá muito do tipo de projeto que o consumidor irá desenvolver, isso porque cada um varia em questão de custos, seja pela complexidade ou disposição de itens a serem instalados, entre outros.
Além disso, em cada região do Brasil há uma forma de obter esse empréstimo, o que irá influenciar muito na hora da decisão e confirmação do empréstimo, podendo ser mais benéfico realizar a contratação próxima à localização onde o sistema será projetado.
Mas, qual a menor taxa de financiamento da energia solar? Os juros também irão variar de acordo com o caso, como visto nos 5 exemplos de bancos que disponibilizam financiamento para energia solar. Porém, a CAIXA possui uma taxa de 1,17% de juros, uma das menores taxas já encontradas no mercado mundial.
Aliás, o Poste Solar é uma outra alternativa muito sustentável de aderir ao uso da Energia Solar, confira!
Uma outra modalidade de financiamento para energia solar disponível é a sem entrada, ou seja, viável a consumidores que buscam evitar o desembolso do valor de entrada na contratação de um desses empréstimos, facilitando ainda mais a instalação do sistema solar fotovoltaico onde for desejado.
Essa solução de parcelamento sem entrada é interessante para consumidores que não tem ou não querem despender de um investimento inicial, mas o mais vantajoso é que a parcela do empréstimo também será igual ao valor de economia de energia, ou seja, você irá pagá-la com o valor que pagaria na sua conta de luz.
Após o período de pagamento das parcelas, nada mais estará pendente em relação ao financiamento para energia solar, apenas os gastos com manutenção, aprimoramento e pequenos custos que sua energia despendeu, notoriamente mais baixa.
Ficou interessado (a) em saber mais sobre soluções de energia solar? Veja outros conteúdos do Blog da Módulo Energia que está sempre disponível e preocupado em resolver suas necessidades e oferecer possibilidades que trazem vantagens ao consumidor!