Durante a pandemia, a horta sustentável dentro de casa virou febre, segundo o G1, o setor de plantas e flores no Brasil registrou crescimento de 10% no faturamento em 2020, movimentando R$ 9,6 bilhões.
E se engana quem acha que para fazer uma horta sustentável em casa precisa de um grande espaço para isso. Você pode começar a cultivar a sua horta em um jardim ou um quintal, mas caso não tenha esse espaço, saiba que é muito possível construir em uma área de serviço, na varanda ou numa parede como jardim vertical.
Além disso, é possível criar hortas sustentáveis com materiais reciclados, além de ter sempre alimentos fresquinhos na sua casa você ainda consegue contribuir com o meio ambiente de forma ecológica.
De forma muito prática e econômica, você pode adotar o hábito de ter uma horta sustentável em qualquer cantinho de sua casa.
A Módulo Energia preparou cinco dicas incríveis para você colocar a mão na massa (ou terra) hoje mesmo. Confira!
Com a garrafa PET é possível fazer vários tipos de vasos para colocar na sua horta em casa. Você pode personalizar, criar diversos tamanhos e cores para as suas mudas, além disso estará contribuindo para o meio ambiente de forma muito sustentável.
Afinal, você sabia que a garrafa PET leva, segundo o Ibama, de 200 a 600 anos para se decompor no meio ambiente? Pois é, por isso é tão importante criar ideias com reciclagem e ainda de maneira prática para o seu jardim.
Criar uma horta sustentável pode ser extremamente simples e o mais legal para você, pode ser divertido. Ainda é possível usar suas próprias garrafas PET que foi de consumo da sua família e assim contribuir ainda mais com o meio ambiente.
Outra forma de horta que você pode adotar é a criação da horta vertical com garrafas plásticas, é bem prático também e caso você não tenha muito espaço no seu quintal ou varanda você consegue usar da melhor forma.
Você ainda pode usar vasinhos suspensos de garrafa plástica, vai depender do que mais combina com você e com a sua casa.
Conheça também quais são os pilares da sustentabilidade!
Daquela obra que você terminou na sua casa e sobrou canos de PVC que já não têm mais utilidade, você consegue fazer uma uma bela horta sustentável em casa e aproveitando esse material que possivelmente iria para o lixo. Fica muito legal, é bem divertido de fazer e ainda é uma forma de economizar espaço na sua horta caseira.
É muito importante que você coloque em um local com bastante luz, isso porque existe uma quantidade de luz necessária que as plantações devem receber por dia. Se você está em uma região quente, é importante deixar apenas durante o período da manhã ou final da tarde já que o sol tende a ser mais fraquinho neste período.
Já se você está mais para o sul do país pode optar por um lugar neutro, garantindo que toda a horta irá receber a quantidade de sol necessária suficiente para se desenvolver.
Certamente em algum momento na sua horta você terá que lidar com problemas causados por pragas e doenças, e para isso é importante usar medidas protetivas e produtos que possam ajudar neste ponto.
As medidas preventivas não necessariamente tem a ver com algum produto e podem ser adotadas antes da instalação da horta. Se referem muito mais ao plantio, fazer na época correta, utilização de mudas corretas, adubação equilibrada das plantas, e cuidado com as pragas.
As medidas que necessitam de algum produto para se tratar, se referem muito mais a insetos, plantas doentes e a aplicação de repelentes biológicos. Um inseticida natural muito utilizado e eficiente é o Alho e Cebola, ideal para o combate de insetos em plantas.
Vamos ver alguns cuidados essenciais para uma horta sustentável funcionar. Você precisa garantir que a terra esteja sempre úmida, ou seja é importante sempre regar, mas com uma boa quantidade que não fique extremamente molhado.
Também irá depender de cada tipo de planta, cada uma tem uma necessidade diferente, é importante lembrar que algumas precisam de mais sombra, outras precisam de mais sol. Outras mais de água e outras menos. Além disso, elas possuem épocas de plantio e colheita.
Ainda é preciso pesquisar um pouco mais sobre as diferentes plantas que podem ou não ser cultivadas juntas no mesmo canteiro. Pois assim, você não corre o risco de estragar alguma plantação ou até mesmo a terra. Você pode adicionar compostos orgânicos.
A compostagem gera um líquido preto chamado chorume. Esse líquido, quando misturado com água, é muito benéfico para as plantas. Assim você garante que elas tenham uma terra saudável e rica em nutrientes.
Confira outras práticas de sustentabilidade para adotar em casa!
O preparo da terra deve ser feito com o intuito de deixá-la bem areada e pronta para receber a sua plantação, dessa maneira as hortaliças vão absorver com mais facilidade todos os nutrientes necessários. Além disso, uma terra solta é mais fácil de ser adubada e de adicionar compostos orgânicos.
Para que você tenha uma colheita com mais nutrientes é importante manter a saúde dessa terra, então separe um tempo para avaliar se a terra apresenta algum sinal de deterioramento, seja pela quantidade grande de água ou alguma praga.
Lembre-se que adicionar fertilizantes químicos nas hortaliças são bem prejudiciais para a saúde e o meio ambiente. Desse modo, adubar a terra com produtos naturais é a melhor saída.
Todas as sugestões são de plantas um pouco menores para que seja possível fazer uma horta menor ou maior, dentro de um apartamento pequeno ou casa espaçosa, com as dicas sustentáveis que demos anteriormente.
Veja algumas das sugestões:
E aí, curtiu as dicas? Então vamos colocar em prática, dependendo do lugar em que você irá montar a sua horta, pode escolher entre os diferentes tipos de plantações. Agora procure itens que irão te ajudar a realizar essa horta sustentável em casa e ainda ajudar o meio ambiente.
Aproveite e entenda mais sobre educação ambiental e como construir uma empresa mais sustentável para seu negócio ou no local em que você trabalha!