A energia solar é considerada uma das energias verdes e sustentáveis mais rentável do mercado. Ainda mais importante do que uma instalação de painéis solares bem sucedida, é a análise estrutural feita antes de todo o processo, pois é pela consideração de todos os fatores de risco que os possíveis problemas futuros são prevenidos.
Os benefícios da instalação de energia solar vão além da sustentabilidade:
Para aderir a este sistema moderno de energia solar, é preciso se atentar a vários fatores essenciais que muitas vezes podem ser negligenciados. Entenda a seguir tudo que precisa ser levado em consideração.
Um bom planejamento economiza também possíveis dores de cabeça, por isso é necessário contar com uma equipe experiente de empresas focadas em qualidade, uma vez que a excelência do sistema está nos detalhes técnicos.
É preciso contratar um profissional experiente para avaliar todos os detalhes que podem ocasionar dano ou prejudicar o desempenho dos painéis solares em sua casa. Cada aspecto da engenharia é levado em consideração, desde a incidência dos ventos, à incidência de raios solares em todas as estações do ano.
Até mesmo a circulação de ar impacta a instalação. Tanto que o telhado da própria casa deve ser avaliado a partir da existência de antenas, platibandas, material das telhas e reservatórios de água. Ou seja, são muitos os critérios decisivos e importantes para instalar painéis de energia solar de forma correta, por isso a qualificação profissional da empresa instaladora é extremamente importante.
A segurança do telhado é muito importante não só para a integridade dos painéis solares, mas também para a segurança do profissional que instalará a estrutura. Telhados antigos podem apresentar risco, considerando também a capacidade de resistência das suas vigas e pilares.
Mesmo que a estrutura inicial da casa considere possíveis reparos, ou seja, o peso humano para realizá-los, telhas antigas podem desgastar a ponto de apresentar infiltrações e risco de deslizamentos. Prevenir é melhor do que remediar, então a pré análise de condições do telhado também não pode ser dispensada.
Todo telhado deve ser avaliado pela direção de maior incidência de luz em relação à casa: Norte, Sul, Leste ou Oeste. Pois para cada estação do ano, há uma diferente influência do Sol no contato com as placas, o que impacta diretamente na quantidade de energia gerada. Por exemplo, a luz irradia nos painéis solares em um ângulo mais perpendicular durante o verão, do que nas demais estações.
Outros fatores relacionados ao ambiente do terreno em que será instalado o sistema podem interferir diretamente no seu rendimento. Um exemplo é a existência de edifícios próximos, cuja altura implique sombra significativa para as placas solares. O mesmo pode ocorrer com árvores, montanhas, serras e demais objetos de grande porte.
Os seguros habitacionais podem ser reavaliados após a instalação de energia solar na residência para cobrir possíveis danos, mas atente-se também às garantias que a empresa instaladora fornece quanto aos serviços prestados e a qualidade do material a ser utilizado.
Este critério é extremamente relevante para o controle financeiro da família. Sabemos que com a energia solar, a economia em custos com energia elétrica é muito expressiva se comparada ao meio convencional, e, com um planejamento mais aprofundado considerando garantias e seguro, seu lar será moderno e protegido.
A energia solar, além de sustentável, é rentável a longo prazo, e se torna ainda mais vantajosa financeiramente com um sistema completo. Tanto a valorização do imóvel, quanto a economia anual em energia são benefícios relevantes para a gestão financeira da família.
A ANAEEL criou em 2018 a compensação financeira que define:
“A energia ativa injetada por unidade consumidora com microgeração ou minigeração distribuída é cedida, por meio de empréstimo gratuito, à distribuidora local e posteriormente compensada com o consumo de energia elétrica ativa.”
Para a eficiência dos painéis fotovoltaicos, escolha produtos de qualidade e referência a nível internacional, como a placa Canadian Solar.
Uma boa placa fotovoltaica deve ser composta por moldura, vidro, encapsulante, backsheet e caixa de junção. O material também faz uma grande diferença da sua qualidade: quanto mais puro e homogêneo, melhor.
Analise os detalhes do produto e caso tenha dúvidas, solicite explicações detalhadas às empresas fornecedoras. Tenha em mente que os melhores materiais costumam ser o silício monocristalino e o policristalino, cádmio e telúrio.
Você ainda tem alguma dúvida sobre o que precisa investigar para fazer uma instalação de painéis solares bem sucedida na sua casa? Ao entrar em contato conosco, podemos esclarecer todas as suas questões e avaliar qual é o melhor sistema para o seu lar. A Módulo Energia tem mais de 7 anos de experiência com os melhores produtos do mercado.