Ter energia solar em casa tem se tornado cada vez mais o sonho de muitas pessoas, seja para fugir das altas tarifas das companhias de energia ou para vivenciar um estilo de vida mais sustentável. E, para quem está pesquisando mais sobre o assunto, um fator é fundamental para se levar em conta: a quantidade de painéis solares. Isso porque eles precisam ser adquiridos conforme a necessidade básica da família. Confira a seguir alguns pontos que você deve levar em consideração para efetuar o cálculo do seu.
Painéis solares ou fotovoltaicos são as placas instaladas nos telhados ou terraços de edifícios. Sua função é captar a luz solar e transformá-la em energia elétrica. Esse processo ocorre através de células fotovoltaicas, responsáveis por absorver a energia dos fótons presentes na luz solar, e transferi-los para seus elétrons. Quando isso ocorre, a energia do fóton é passada para um elétron. Com sua energia recém-descoberta, o elétron é capaz de sair de sua posição normal gerando corrente em um circuito elétrico.
Vale destacar que um painel solar ou fotovoltaico não é um coletor solar térmico, pois esse tem a função de aquecer a água com a luz vinda do Sol, sem passar por um processo de transformação de luz solar para energia elétrica. Esse processo acarreta em outros equipamentos, estrutura e instalação.
Devido a extensão territorial de nosso país, acabamos tendo diversos climas disponíveis. Por isso, acaba que a quantidade de painéis solares pode variar de uma região para outra conforme a incidência de sol disponível durante o ano. Por exemplo, no Nordeste 6 placas acabam sendo suficientes para uma família pequena. Já no Sul, é preciso começar pelo menos em 8.
Além de verificar a incidência solar regional de onde você mora, é preciso verificar também em seu telhado a quantidade de metros quadrados disponíveis para a instalação de painéis solares em que tenha luz solar contínua. Muito atenção ao olhar, principalmente se tiver árvores próximas, pois, conforme as estações de ano mudam, as sombras também, podendo ficar alguma em cima de seu painel.
A quantidade de moradores da casa e seus hábitos rotineiros também são fatores fundamentais no cálculo de quem quer adquirir um kit de energia solar. Por exemplo, se for apenas um casal morando em uma casa, mas este ficar com ar condicionado ligado por muitas horas diárias e passar muito tempo no banho, será necessário uma alta quantidade de painéis fotovoltaicos tal qual uma família de 4 pessoas que preza pela economia energética.
Verificado os pontos de incidência solar, veja quantos metros estão disponíveis para colocar as placas em seu telhado. Uma opção para quem possui um terreno mais amplo é fazer a instalação terrea dos painéis solares, desde que esses fiquem continuamente expostos ao sol.
Pesquise bem sobre as estrutura dos painéis solares e se os que você planeja instalar são viáveis em sua casa. Esse estudo prévio evitará dor de cabeça futura e até mesmo dinheiro perdido. Na dúvida, contate sempre especialistas no assunto para te ajudar.
Ao entrar em contato para orçar um kit de energia solar para sua casa com empresas do ramo, tenha em mãos sua conta de luz atualizada. Por meio dela o especialista pode analisar qual é o consumo médio que seu núcleo familiar tem já baseado na rotina de vocês. Assim, a escolha do kit de energia solar é ainda mais assertiva.
Nós estamos aqui para facilitar seu acesso à energia solar. Somos especialistas em energia solar, tendo mais de uma década de atuação no ramo. Entre em contato com a gente e tire suas dúvidas. Se preferir, simule um orçamento gratuitamente em apenas alguns cliques. Aproveite, é de graça e sem compromisso algum!