A energia solar é uma fonte de energia renovável, sustentável e ilimitada que, usando a luz do sol, consegue produzir energia de forma alternativa. Esse tipo de energia pode ser aproveitada de forma fotovoltaica, ou seja, por painéis solares para utilização em casa, prédios, empresas, lojas e indústrias. É vista como uma fonte de energia limpa, por isso se tornou uma alternativa válida.
Você vai precisar de um kit de energia solar fotovoltaica, ele é fundamental para que seja realizada a instalação do sistema desse tipo de energia. É um conjunto de elementos essenciais composto por: painéis solares, inversor solar, baterias, cabos, estruturas de fixação e controladores de carga. Existem muitos tipos de kits pelo mercado, você pode encontrar uma variedade que vai de acordo com cada necessidade do comprador e do imóvel a ser instalado.
Painéis solares são placas feitas com o intuito de converter a energia da luz do Sol em energia elétrica. Você também pode encontrar no mercado com o nome de Painel Fotovoltaico. Ele é feito de estruturas fotovoltaicas, com objetivo de absorver a energia solar e em seguida gerar a eletricidade. Ainda, é um elemento que tem um custo mais alto para a maioria da população, pois, não há muitos investimentos governamentais. Por se tratar de uma fonte de energia limpa, os painéis são muito bem vistos hoje em dia, já que a luz do Sol é considerada uma fonte de energia alternativa. Podemos constatar que os países mais ricos e considerados de primeiro mundo são os que mais investem e usam dessa tecnologia, por isso ainda não é muito usada em países mais pobres ou mesmo em desenvolvimento.
Os inversores são aparelhos fundamentais para um sistema fotovoltaico. Dessa forma, é o elemento responsável pela transformação da energia e possui um peso muito importante dentro de toda a estrutura fotovoltaica. Ele é responsável por converter a corrente contínua, gerada pelas placas solares que vimos anteriormente, em corrente alternada, para que assim possa ser utilizada nos aparelhos e imóveis. Existem dois tipos: o inversor solar on grid e o inversor solar off grid. Os inversores on-grid são para se comportarem como unidades de controle do sistema fotovoltaico, como se fosse um componente que mescla a energia solar à energia elétrica. Já o inversor off grid é feito para retirar a energia diretamente de um banco de baterias, tornando o sinal elétrico de corrente alternada e gerando energia para os aparelhos.
A bateria para energia solar é o elemento usado em sistemas fotovoltaicos para desligar da rede elétrica e garantir a estabilidade no fornecimento de energia. É responsável por guardar a energia solar gerada por sistemas fotovoltaicos durante um período para que, quando esteja um dia chovendo, nublado ou durante a noite, por exemplo, ainda assim tenha energia. Com essa bateria é possível economizar energia, já que ela fica armazenada e você pode desligar completamente sua rede elétrica.
Um cabo solar faz parte do sistema fotovoltaico para gerar energia solar, responsável por transmitir a corrente elétrica entre os módulos e os inversores dentro do fluxo. Na hora de comprar, é preciso pensar na estrutura do seu sistema e imóvel para que sirva corretamente para a sua instalação. É importante levar em conta que ele será instalado em estruturas metálicas e telhados, por isso, é necessário tomar cuidado para que fiquem bem protegidos para que não ocorra a danificação. É fundamental pensar a longo prazo no assunto, pois, uma vez instalado um sistema fotovoltaico, é válido por mais de uma década.
As Estruturas de Fixação podem ser feitas em aço, alumínio ou aço inoxidável. Elas são pensadas para serem instaladas em quaisquer tipos de material para telhado. A estrutura de fixação é formada basicamente pelos perfis de alumínio, suportes para fixação e ganchos, fundamentais para o sistema fotovoltaico. Os ventos precisam ser considerados na hora de fazer a instalação do seu sistema já que projetam nas placas uma força que pode danificar a estrutura.
Um controlador de carga é o elemento responsável por manter a vida útil das baterias estacionárias do sistema foto vitalício, protegendo-as dos efeitos da sobrecarga ou descarga inesperadas. Tem o objetivo de compensar os fluxos de energia que podem ocorrer quando a bateria está sendo carregada e ao mesmo tempo sendo utilizada. Quando a bateria está fraca ele também pode fazer esse apoio, medindo a pressão e a temperatura, prevendo possíveis acidentes.
São dois, os principais tipos de controladores de carga, os controladores paralelos, que vem da corrente dos módulos para uma carga, permitindo que o acumulador sempre mantenha sua bateria máxima. E, os controladores que são de série, que anulam a corrente que chega até a bateria.
Agora que você já conhece os principais elementos para montar o seu kit de energia solar, que tal instalar o sistema na sua casa? Além de não causar danos ao meio ambiente, é uma fonte de energia limpa, renovável e inesgotável. E, é claro, reduz o valor da sua energia elétrica no final do mês. A Módulo Energia está aqui para te dar todo o suporte nessa missão. Entre em contato!