O mundo tem passado por revoluções tecnológicas que acontecem de forma cada vez mais acelerada. A partir do momento que tudo se digitalizou e conectou, possibilidades infinitas surgem nos mais diversos ramos, sendo negócios, consumo, relações pessoais, meio ambiente e mais. É difícil imaginar um mundo hoje em que não possamos nos conectar com qualquer tipo de informação ao alcance de um dedo.
E, ainda há muito mais para vir nos próximos anos, as tendências para o futuro não são mais ficção e estão cada vez mais presentes na nossa vida. Carros nos levarão a lugares sem precisar de um motorista, os aparelhos eletrônicos de nossas casa estarão conectados entre si e responderam a nossos hábitos, será possível medir nossa saúde através de nossos smartphones e mais inúmeras outras funções.
Falando ainda de tecnologia, não podemos deixar de incluir a energia fotovoltaica nesse meio. O sistema que tem trazido muita inovação e desenvolvimento nos últimos anos tem previsão de ficar ainda mais eficiente e barato para as próximas gerações.
Com updates de hardware a performance poderá ser ainda maior e a popularização desse meio de geração energética vai acelerar na medida que levarem ainda mais autonomia para o usuário.
Um debate que já ocorre há tempo e se torna cada vez mais necessário no estado atual do planeta é sobre as fontes de energia sustentáveis. Com o uso exagerado de poluentes, desmatamentos, desperdícios e a falta de conscientização ambiental, estão sendo gerados impactos irreversíveis no planeta, e o tempo está ficando mais escasso. É imprescindível substituir as fontes poluentes por limpas e renováveis.
O ramo de energia solar está em constante mudança, com novas adaptações e implementações tecnológicas. Esse tipo de fonte de energia é uma forte candidata a substituir a maioria das atuais fontes poluentes por ser abundante e possível de ser absorvida em qualquer lugar do mundo.
Suas principais utilizações hoje são para geração de energia, aquecimento e tratamento da água, evaporação, cozimento por forno solar, refrigeração e ventilação. Existem ainda muitas funções que estão sendo estudadas para aplicação da energia solar, trazendo mais benefícios a todos com a serventia de uma fonte limpa.
No Brasil o cenário do mercado de energia solar é bastante promissor. Com a ajuda do clima tropical e alta incidência solar na maioria das regiões do país, o crescimento da utilização dessa fonte de energia é acelerado.
Também é importante destacar que os valores dos produtos de entrada estão se tornando mais acessíveis e existem muitos projetos de financiamento para auxiliar nesse investimento. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a energia fotovoltaica é a segunda fonte renovável com o menor custo do país, ficando atrás apenas da geração por Biomassa.
Isso traz o interesse de investidores, que enxergam uma oportunidade em meio a uma crise de energia no país. É estimado que mais de R$ 20 bilhões serão investidos no setor de geração de energia fotovoltaica no Brasil até 2023. A ABSOLAR ainda estima um faturamento que pode passar de R$ 90 bilhões em 2030.
Até o ano de 2050, estima-se que de toda energia gerada no planeta, metade seja oriunda de energia solar e eólica, fontes renováveis e limpas. Levando em consideração a capacidade desse crescimento, estima-se que atualmente apenas 7% do suprimento de energia no mundo advém dessas fontes citadas.
Contando com instalações desde 2012, a energia solar teve um começo tímido. Em meados de 2016 que de fato começou um avanço marcante de instalações residenciais e comerciais, assim como um maior destaque de incentivos.
Segundo os dados da ABSOLAR, o crescimento em 2020 foi de 70% comparado aos anos anteriores, mostrando assim que de fato a energia solar veio para ficar. Nesse ano também o país ficou em 9º lugar no ranking mundial de instalações, avançando três posições em um ano. Dados animadores, não acha?
O Brasil também é um país signatário do acordo de Paris, o qual tem o principal objetivo da diminuição do aquecimento global. A meta estipulada é a de reduzir a emissão do gás carbônico em até 43% no ano de 2030. Uma meta que será alcançada com o investimento em fontes de energia limpas.
Para quem se interessa em fazer uma instalação de um sistema fotovoltaico, existem no Brasil cerca de 70 linhas de crédito, segundo a ABSOLAR. Essas instalações abrem opções com benefícios de financiamento e desconto para compradores.
Com a grande aposta nessa fonte de energia que traz muitas qualidades, a instalação da energia solar também nos traz algumas antevisões. Para quem tem interesse em investir nesse negócio é importante ficar por dentro das mudanças no mercado e no mundo.
Alguns pontos que merecem destaque nas observações para os próximos passos:
Como já citamos anteriormente, o principal benefício visando a preservação ambiental é o baixo impacto gerado por essa fonte de energia. Melhorando também a qualidade de vida no geral, sendo uma opção para a redução de gases poluentes.
Além de reduzir a sua conta de energia no uso particular, o investimento nessa fonte atrai também investimentos privados e públicos, que vêem oportunidades de crescimento com geração de empregos e retorno lucrativo para o país.
Segundo a ABSOLAR, é previsto que para o ano de 2022, o setor de energia fotovoltaica gere mais de 150 mil novos empregos e postos de trabalho, atraindo mais de 20 bilhões de reais em novos investimentos.
Com os rápidos avanços tecnológicos nos equipamentos que compõem um sistema fotovoltaico, o custo do investimento será cada vez menor. Assim será uma solução considerável para acabar com as altas nas contas de energia.
A flexibilidade para construir um projeto e a agilidade para realizar uma instalação também são fatores que tornam o custo menor e fazem com que o número de instalações cresça ainda mais nos próximos anos, ou pensando melhor, nas próximas décadas.
Levando em conta todas essas considerações e benefícios fica difícil não optar por ter um sistema de geração solar na sua própria residência, não é mesmo?
Pensando nisso, nós, da equipe da Modulo Energia, dispomos de uma equipe especializada com mais de 7 anos de atuação no mercado Brasileiro de energia fotovoltaica. Entre em contato conosco, realize um orçamento gratuito e comece a planejar o futuro da sua casa e do seu planeta hoje mesmo.