Devido aos diversos aumentos que a conta de luz sofreu nos últimos anos, além do próprio crescimento do uso de equipamentos elétricos e eletrônicos, o consumo de energia das residências tem aumentado consideravelmente.
Assim, visando reduzir esses gastos com energia e economizar na conta de luz, a grande maioria dos brasileiros tem buscado maneiras de diminuir o consumo, otimizando as contas e garantindo que sobre um pouco de dinheiro no fim do mês.
Então, se você também está em busca de formas de reduzir os seus gastos com energia, este post é para você! Continue lendo e conheça 5 excelentes formas de economizar na sua conta:
Se comparadas a outros modelos, as lâmpadas LED são mais caras, mas são as mais indicadas para se utilizar. Elas duram cerca de oito vezes mais do que os modelos convencionais, e ainda consomem menos energia.
Nesse sentido, se considerarmos uma casa com uma quantidade considerável de lâmpadas, o uso do modelo LED pode proporcionar uma boa economia na conta de luz.
A grande maioria sabe que o chuveiro é um dos maiores vilões da conta de luz. Em uma casa com quatro pessoas, com banhos de 15 minutos — uma média normal — o consumo de energia do chuveiro se equipara, em média, ao de cerca de quarenta lâmpadas de 100 W!
Por isso, uma maneira simples de reduzir os gastos com energia é, simplesmente, diminuir o tempo do uso do chuveiro. Assim, além de proporcionar economia na conta de luz, reduz-se também os gastos com água, ajudando ainda mais nas contas.
Essa é, provavelmente, a melhor forma de conseguir uma economia significativa na conta de luz. O uso de energia solar para o aquecimento de água elimina a necessidade do uso de chuveiros elétricos, retirando de operação um dos principais responsáveis por elevados gastos com energia (como acabamos de ver).
Justamente por permitir essa redução considerável na conta de luz, a energia solar tem sido uma opção muito buscada por pessoas que utilizam equipamentos robustos, que consumem bastante energia, como computadores para mineração de bitcoin, por exemplo.
Além disso, por ser limpa e sustentável, a energia solar tem se tornado uma tendência mundial nos últimos anos.
Os aparelhos eletrônicos ligados em stand-by (ou em modo de espera) são “ladrões silenciosos”, que, aos poucos, elevam os gastos com energia. Eles podem representar mais de 10% da conta de luz de uma casa, devendo, portanto, ser tratados com muita atenção.
Para economizar com esses equipamentos eletrônicos, a melhor maneira é desativar o modo stand-by e sempre desligá-los totalmente quando não estiverem em uso, ligando-os apenas quando necessário.
Todas as pessoas conhecem, ou já viram, o selo de eficiência energética do Inmetro, que varia das cores vermelho a verde representando o desempenho de um equipamento em relação ao seu consumo de energia.
É muito indicado que os consumidores, ao comprarem um aparelho, escolham modelos tipo “A” no quesito eficiência energética, garantindo, assim, o menor consumo de energia — e reduzindo os gastos na conta de luz.
Enfim, como vimos, é possível, sim, reduzir os gastos com energia. E isso é especialmente importante para pessoas que têm buscado aumentar os ganhos extras com a mineração de bitcoin. Afinal, reduzir a conta de luz ajudará a minimizar os gastos da mineração, otimizando, assim, os ganhos.
Então, gostou do post? Agora, não deixe de compartilhá-lo nas redes sociais e ajude também os seus amigos a economizarem na conta de luz!