O custo de instalação do sistema de energia solar é alto? Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem ao pensarem em utilizar esse método em suas residências. No entanto, antes de falar no valor a ser investido, convém entender melhor sobre os benefícios que a energia do Sol poderá lhe trazer.
É preciso que você veja o custo da instalação desse sistema como um investimento, e não como um gasto. Afinal, você terá um retorno em curto prazo do dinheiro que empregar, pois os valores que você paga na conta de luz cairão drasticamente.
Para que você saiba mais sobre o assunto e entenda como o valor investido pode trazer retorno, primeiramente, vamos explicar os principais benefícios da energia fotovoltaica e, em seguida, demonstrar o preço médio desse tipo de sistema. Acompanhe!
Investir na energia solar trará muitos benefícios não só para o seu bolso, mas também para o meio ambiente, uma vez que a energia fotovoltaica é limpa e renovável, não esgotando recursos naturais e nem emitindo poluentes.
Os principais benefícios que a energia solar fotovoltaica gera são os seguintes:
Agora que você já conhece um pouco mais sobre os benefícios da energia fotovoltaica, vamos falar de preços. Mas lembre-se: não pense nisso em um gasto, mas sim como algo que trará retorno financeiro.
O custo de instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica varia por diversos fatores, como a quantidade de energia necessária para a residência. Em uma casa onde vive uma pessoa sozinha, por exemplo, é comum que haja um gasto de energia bem menor do que em uma casa com uma família de 5 pessoas.
Para o padrão de consumo de energia elétrica médio das famílias brasileiras, a quantidade de placas que devem ser instaladas em uma residência fica em torno de R$ 25 mil, porém, existem opções mais acessíveis, mas menos potentes, que podem custar até R$ 10 mil.
Vale lembrar que o equipamento tem uma vida útil estimada entre 25 e 30 anos, justificando o investimento, pois, durante todo esse período, praticamente não haverá gastos com manutenção.
Também é importante destacar que, no caso de a quantidade de energia gerada pelo sistema fotovoltaico ser maior do que a sua necessidade de consumo, o excedente é enviado para a rede distribuidora.
Isso quer dizer que a sua casa terá créditos de energia para utilizar em até 60 meses. Esses créditos podem ser utilizados na própria casa ou em outro imóvel do mesmo titular da fatura.
E então, conseguiu entender como o custo de instalação do sistema de energia solar pode trazer muitos benefícios em um período de tempo relativamente curto?
Se você quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco. Será uma satisfação atendê-lo e ajudá-lo a diminuir os seus gastos com energia elétrica!