O uso da energia solar teve um crescimento nos últimos anos, seja pelo motivo econômico ou sustentável, já que essa é uma energia limpa. Mesmo com um custo inicial para a compra e instalação de todo o equipamento necessário, há economia no final do cálculo, já que você produzirá sua própria energia.
Porém, para quem pensa em ter esse sistema em sua residência, é preciso fazer a conta de quantos painéis solares serão necessários para suprir a necessidade básica. Separamos alguns fatores que precisam ser levados em consideração na hora de realizar o cálculo. Acompanhe!
Painéis solares são, basicamente, placas que absorvem a luz solar e a transforma em energia elétrica. Essas placas são compostas de células fotovoltaicas, responsáveis por absolver a energia dos fótons, que estão presentes na luz solar, e transferir para seus elétrons. Quando isso acontece, a energia do fóton é transferida para um elétron. Com sua energia recém-descoberta, o elétron é capaz de escapar de sua posição normal gerando corrente em um circuito elétrico.
É importante não confundir painel solar ou Painel Solar Fotovoltaico com Coletor Solar Térmico, que tem a função de aquecer a água com a luz vinda do Sol, sem passar por um processo de transformação de luz solar para energia elétrica.
Mas agora vem um questionamento: quantos painéis solares são necessários instalar em uma residência para que seja possível fornecer a energia necessária?
Para responder a essa dúvida é preciso levar em consideração alguns pontos. Confira!
O Brasil é um país muito grande e que compreende vários climas. Isso quer dizer que em cada região o Sol tem um tempo de exposição diferente, o que influencia na quantidade de painéis necessários em uma residência — já que a principal fonte de energia é, justamente, o Sol.
É preciso verificar, também, a incidência da luz solar na residência, além, é claro, de analisar qual é a área do telhado que mais recebe luz solar para colocar as placas.
Outro fator decisivo é a quantidade de consumo de energia da família. Para isso, é feito uma média do consumo dos últimos 12 meses, já que há períodos em que o gasto é menor e outros em que é maior.
Se, por algum acaso, a residência for nova, é possível fazer essa média por meio da potência dos eletrodomésticos que vão ser utilizados na casa.
Em conjunto com todos esses pontos a serem analisados, é importante incluir o tamanho disponível do telhado para acomodar as placas. Isso dependerá de qual parte do telhado recebe mais luz solar e do tamanho das placas.
Para não cometer nenhum erro na hora de decidir quantos painéis precisará usar em sua residência, é importante fazer um estudo levando em conta todos os pontos comentados acima. Dessa forma, é possível economizar dinheiro e tempo, além de não se estressar sabendo que poderia ter feito do jeito certo, em vez do mais fácil.
Assim, o mais correto é buscar ajuda de alguém especializado para fazer o cálculo de quantos painéis solares será preciso. Quem já tem experiência com esse tipo de atividade vai saber, exatamente, o que levar em consideração no cálculo, além de já conhecer alguns dados prévios.
Para saber mais sobre qual será seu investimento inicial, confira nosso artigo sobre o custo de instalação do sistema de energia solar! Até a próxima!