Quando se fala em aquecedor solar e energia solar fotovoltaica, é comum confundir o processo que cada um faz. Apesar de os dois sistemas utilizarem a energia solar como fonte para realizarem seus processos, eles geram produtos completamente diferentes.
Pensando nisso, preparamos este post para tirar as suas dúvidas sobre esses sistemas. Continue com a leitura e fique por dentro desse assunto!
O aquecedor solar, também conhecido como energia solar térmica, é um sistema que aquece fluidos por meio da energia vinda do Sol.
Ele é composto por painéis que possuem canos de cobre por onde o fluido passa e é aquecido. Logo depois, o fluido é armazenado em um tanque térmico, conhecido por boiler. A partir daí, ele pode ser utilizado no chuveiro e nas torneiras residenciais ou industriais.
Dessa forma, a energia solar é utilizada para aquecer a água ou gás por condução de calor. Logo, o consumidor que fizer uso do aquecedor solar terá uma redução no valor da energia no final do mês.
Esse sistema faz uso da mesma energia que foi usada no aquecedor solar, porém o processo leva à obtenção de energia elétrica.
Para isso, são utilizados painéis compostos de células fotovoltaicas (feitas com silício) que absorvem a energia dos fótons presentes na luz solar e a transfere para os elétrons. Assim, essas partículas são capazes de sair de sua posição inicial, liberando energia para gerar uma corrente em um circuito elétrico, resultando na energia elétrica.
A energia produzida nesse processo é utilizada nos eletrodomésticos, lâmpadas, tomadas e outros aparelhos que necessitam de energia elétrica para funcionarem. Além do mais, esses painéis podem ser instalados em telhados como forma de reaproveitar espaço e conseguir ficar mais tempo exposto à luz solar.
Como pudemos ver, a energia solar é utilizada tanto para o aquecedor solar quanto para o sistema fotovoltaico. No entanto, como ela passa por processos diferentes, gera produtos diferentes. Enquanto que no primeiro é utilizada, por condução, para aquecer a água, no segundo é utilizada para gerar energia elétrica.
O uso da energia solar nesses dois sistemas gera algumas vantagens para o consumidor. Aliás, vamos ver quais são essas vantagens, a seguir!
A energia solar é considerada renovável, pois seu aproveitamento não provoca a redução de sua disponibilidade.
Além disso, ela é limpa, já que a produção de energia elétrica por meio do Sol não resulta em emissão de gases poluentes, como ocorre com a energia produzida nas termoelétricas. Dessa forma, ao utilizar a energia solar, o consumidor estará contribuindo para um planeta mais sustentável e livre de poluição.
Outra vantagem para o consumidor é a redução da conta de energia no final do mês. Isso porque, ao ter instalado os painéis fotovoltaicos e o aquecedor solar em sua residência, esses sistemas produzirão sua própria energia e você terá água quente sem gastar nenhum quilowatt para isso. A economia da conta de energia chega até a 99%, apenas com o sistema fotovoltaico.
E aí, entendeu a diferença entre aquecedor solar e energia solar? Bastante simples, não é mesmo? Pois, enquanto o primeiro busca aquecer, o segundo objetiva transferir energia térmica para elétrica.
Agora, siga-nos nas redes sociais para acompanhar nossas publicações sobre dicas e informações a respeito da energia solar. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e no YouTube.