A crescente preocupação dos países com relação às emissões de gases de efeito estufa e seu impacto no clima despertou maior interesse para adoção de medidas capazes de reduzi-las, como, por exemplo, o aumento do uso da energia sustentável.
A energia sustentável é aquela gerada e distribuída de forma que atenda à segurança energética atual sem comprometer as necessidades das futuras gerações. Ou seja, ela deve ser acessível, barata, limpa e mais eficiente.
Essas características permitem que os países modernizem seus sistemas de energia, diversificando sua matriz energética e garantindo sua segurança energética com bases mais sustentáveis. Neste post, reunimos algumas informações para que você possa conhecer melhor a energia sustentável e seus benefícios. Continue a leitura e confira!
As principais fontes de energia sustentável são consideradas renováveis e limpas, com nenhuma ou baixa emissão de gases de efeito estufa. Entre essas fontes de energia, podemos citar: hidrelétrica, biomassa, energia eólica, energia solar, energia geotérmica e oceânica. Veja mais detalhes sobre elas:
É a obtenção de energia elétrica por meio do potencial hidráulico do fluxo de massas de água. Ela é transformada em energia mecânica por meio de turbinas e depois em energia elétrica pelos geradores do sistema.
Pode ser utilizada diretamente como combustível ou transformada em energia a partir de processo de pirólise, gasificação, combustão e co-combustão da matéria orgânica.
Já a energia eólica é obtida quando o vento move as pás de um aero gerador elétrico. Essas pás são projetadas para capturar sua energia cinética.
Pode ser utilizada de forma direta como energia térmica para aquecimento de fluídos e ambientes ou convertida em energia elétrica, por meio de efeitos da radiação solar em determinados materiais como os painéis fotovoltaicos. O uso de sistemas de energia solar fotovoltaica já é uma realidade e seu custo caiu bastante nos últimos anos.
A energia solar fotovoltaica, pode ser instalada em pequenos consumidores e já apresenta excelente rentabilidade como investimento.
É a energia oriunda dos oceanos e pode ter diferentes origens. Sob a ótica do setor elétrico, tem maior relevância a energia das ondas, marés e correntes. O desenvolvimento da indústria de energia oceânica ainda é pouco expressivo no contexto nacional.
A energia geotérmica é obtida por meio da temperatura do interior da terra. Podem ser utilizados o vapor e água quente, que são transportados a uma central elétrica geotérmica, onde será transformada em energia elétrica por meio de turbinas e geradores.
Neste tópico, listamos 5 benefícios obtidos com a utilização de fontes de energia sustentável. Veja quais são eles:
Com o esgotamento das reservas de combustíveis fosseis, a troca da matriz energética atual por uma matriz com maior participação de fontes de energia sustentável e em larga escala representa um grande desafio.
Fornecer serviços de energia sustentável modernos, eficientes e que gerem menos impactos ambientais é um avanço social. Tendo isso em vista, o desenvolvimento e a implementação dessas tecnologias devem ser acelerados e incentivados, devido à sua importância.
Quer saber mais sobre energia sustentável? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre o assunto. Dessa forma, você receberá nossas atualizações na sua caixa de entrada.