Grande parte da geração de energia elétrica no Brasil acontece a partir de usinas hidrelétricas e, embora muitas pessoas ainda não associem a escassez de água com uma possível falta de eletricidade, é importante entender que esta é uma possibilidade real. Por ser a principal matéria-prima utilizada no País para a geração de energia, a falta de água pode sim interferir no nosso consumo de eletricidade, pois com o nível baixo nos reservatórios em todo o País, a geração de energia fica comprometida.
Com a crise hídrica atual, o cuidado com os gastos, tanto de energia quanto de água, são assuntos que devem ser levados em conta para evitar problemas futuros, já que o volume de água pode não ser o suficiente. O racionamento surge como uma alternativa para prevenção de problemas mais graves, como apagões inesperados em várias regiões, causando prejuízos incalculáveis à diversos segmentos.
Entretanto, existem alternativas que podem ajudar a reduzir os gastos e também cooperar com o meio ambiente. Uma dessas soluções é através da utilização de energia fotovoltaica, que utiliza a luz do Sol para a geração de eletricidade.
O sistema fotovoltaico é um sistema sustentável, que não agride o meio ambiente ou causa impactos ambientais. Por meio de módulos solares, também conhecidos por placas solares, a luz atinge as células de silício presentes no material e os elétrons passam a se movimentar, gerando eletricidade.
O sistema fotovoltaico pode ser instalado na sua casa ou estabelecimento e é uma ótima alternativa para contribuir com a economia e preservação do meio ambiente. Entre em contato com nossa equipe para saber mais sobre os benefícios que a energia fotovoltaica pode lhe oferecer.