Quando o assunto é sustentabilidade, uma das atitudes que mais podem fazer a diferença para a contribuição com o meio ambiente é a instalação de energia solar. Além de ser uma das maiores apostas de energia limpa e renovável, essa opção também garante alta durabilidade e pouca manutenção.
Contudo, para alcançar todos esses benefícios, a escolha do fornecedor de energia solar precisa ser feita com bastante cautela. Afinal, não é só da instalação do sistema que a empresa deve cuidar. Pontos como um projeto específico para cada caso e bom atendimento precisam estar inclusos no serviço.
A fim de ajudar você a fazer a melhor escolha possível, listamos 4 erros para evitar ao escolher seu fornecedor de energia solar. Acompanhe!
Esse certamente é o maior erro cometido por quem considera instalar painéis de energia solar. Felizmente, esse descuido pode ser facilmente evitado com um bom tempo de pesquisa.
Primeiramente, entre os diversos fornecedores que existem no Brasil, você deve basear sua escolha na empresa que mais se encaixar nas suas necessidades. Para tal, foque sua pesquisa nos seguintes requisitos:
reputação e tempo da empresa no mercado;
canais de comunicação e de atendimento ao cliente;
procedência e qualidade dos equipamentos;
recomendações e comentários de outros consumidores.
Atualmente, existem diversas opções de painéis fotovoltaicos disponíveis no mercado, e é comum que o cliente acabe deixando que a empresa se encarregue por toda a parte técnica. Contudo, isso pode causar dores de cabeça no futuro.
É preciso que você tenha conhecimento dos equipamentos ideais para o ambiente de instalação e para as condições do local. Caso contrário, pode adquirir um produto de custo mais elevado sem que haja a necessidade ou ainda pode acabar com um sistema que não atenda às suas expectativas, caso a tecnologia utilizada não seja adequada.
Para evitar problemas como esse, simuladores podem auxiliar na determinação da melhor área de instalação, o tipo de painel mais indicado e a potência necessária de alimentação, entre outros.
Um dos principais pontos de escolha de fornecedor deve ser baseado na garantia dos produtos com que ele trabalha. Um bom sistema fotovoltaico pode durar até 25 anos sem perdas energéticas significativas. Contudo, para alcançar essa longevidade, todas as peças dos painéis devem estar na garantia de funcionalidade e normas técnicas.
Pergunte ao fornecedor se os equipamentos cumprem as leis de proteção ao consumidor, em casos de falha de desempenho. Você pode ainda verificar os seguintes pontos:
qual é o procedimento padrão em casos de problemas com os painéis?
quanto tempo a assistência técnica precisa para identificar o problema?
A partir das respostas, pode identificar a seriedade e o comprometimento do fornecedor.
Para o sucesso dessa jornada, sua parceria com o fornecedor de energia solar deve dar certo em todos os níveis, desde um projeto adequado às suas expectativas até o tipo de material utilizado. Para isso, você precisa saber quais são suas necessidades e buscar alinhá-las com o que a empresa tem a oferecer.
Por exemplo, se você deseja instalar um modelo com uma boa estética, é interessante que contrate um fornecedor que tenha um bom design do sistema fotovoltaico. Já se o seu maior objetivo é somente instalar painéis de melhor qualidade, deve procurar essa funcionalidade no seu parceiro.
Com as dicas que você viu hoje, certamente poderá fazer a melhor escolha de fornecedor de energia solar. Dessa forma, vai contribuir com o meio ambiente e com seu bolso na economia da conta de luz.
Gostou deste post? Que tal se aprofundar no assunto e conferir as principais perguntas a fazer à empresa de instalação de painéis fotovoltaicos?