O sistema solar fotovoltaico é responsável por gerar energia a partir de uma fonte natural inesgotável: o sol. Essa fonte limpa de energia proporciona diversos benefícios para quem investe nela. Além de contribuir para o planeta ser mais saudável, reduz consideravelmente os gastos com as contas de luz.
Mas, muito além disso, o sistema solar fotovoltaico também pode valorizar seu imóvel. Você sabia disso? Para entender como isso acontece, continue a leitura do post de hoje.
Os problemas ambientais e as previsões de impacto em nossas vidas são um alerta que mexe com a sociedade atual. Entre eles, estão as alterações significativas do clima, a destruição da camada de ozônio e até mesmo a extinção de algumas espécies da flora e fauna.
É preciso que os seres humanos busquem soluções para entrar em maior harmonia com a natureza. Diante disso, é fácil entender que os produtos sustentáveis são um ótimo recurso para a preservação do meio ambiente.
Soluções como o reaproveitamento de água e a geração de energia renovável já são uma realidade e estão ao alcance de muitas pessoas. Com a preocupação mais frequente dos cidadãos com o meio ambiente, a sustentabilidade tornou-se uma espécie de “tendência” importante, que promete crescimento ainda maior nos próximos anos.
Um imóvel sustentável pode ser valorizado em até 30%. Hoje em dia, muitos compradores se dispõem a pagar mais caro para adquirir um imóvel sustentável, visando os benefícios futuros, como a redução nas contas de energia e o bom valor de revenda.
O sistema solar fotovoltaico tem vida útil de até 30 anos. O investimento é, portanto, incrivelmente válido. Uma vez que o consumidor não esteja disposto a permanecer no local por todo esse tempo, estará agregando valor ao imóvel para sua alienação ou aluguel. Logo, o investimento na instalação não deixa de ser bastante atrativo.
Segundo pesquisa realizada pelo Laboratório Lawrence Bekerley, nos Estados Unidos, os norte-americanos investem até 15 mil dólares a mais em uma residência com sistema solar fotovoltaico. No fim das contas, o valor do imóvel chega a ser no mínimo proporcional ao investimento que foi feito para a instalação dos equipamentos.
O sistema contribui ainda para reduzir o tempo de venda do imóvel, considerando que a decisão do comprador será baseada nos benefícios de um local que gera a própria energia, faz bem para o mundo e é mais econômico.
De uma maneira geral, o país tem excelentes condições para explorar a energia solar. Ainda que algumas regiões apresentem maior quantidade de exposição diária ao sol, os índices de radiação solar costumam ser elevados em todo o território brasileiro.
Além disso, como se trata de uma fonte de energia inesgotável e limpa, já existem incentivos do governo para a instalação das placas fotovoltaicas nas residências, indústrias e comércios.
O Banco do Nordeste, desde 2016, lançou uma linha de financiamento exclusiva para implantação de projetos de geração de energia, o FNE Sol. O financiamento se destina às empresas agroindustriais e industriais, comerciais, cooperativas e de prestação de serviços. Na região Centro Oeste existem algumas linhas de crédito atrativas e que podem ser utilizadas para a instalação de Sistemas Fotovoltaicos.
O que achou deste post? Aproveite para entender melhor sobre a casa do futuro, que une sustentabilidade e eficiência energética.