A energia elétrica proveniente da transformação de luz solar é chamada de energia fotovoltaica. Trata-se de um sistema onde a luz do Sol é captada por módulos solares, também conhecidos como placas solares, que transformam a radiação solar em energia.
Estes módulos têm em sua composição células de silício que, ao serem irradiadas pela luz solar, faz com que os elétrons se movimentem e gerem energia, que é conduzida para um “inversor” que a adapta para as características da rede elétrica que utilizamos. Essa energia alimenta tanto equipamentos comuns, como eletrodomésticos, como também equipamentos de maior porte, utilizados por empresas ou indústrias, já que a energia fotovoltaica é do mesmo padrão da que recebemos da concessionária local.
O sistema fotovoltaico já existe há mais de 30 anos e é utilizado em todo o mundo. O Brasil, um país tropical com alta incidência solar, é um local ainda mais propício para este sistema, já que recebemos radiação de luz solar durante todo o ano. E mesmo que não fosse assim, o sistema fotovoltaico é capaz de funcionar até mesmo em dias nublados, com pouca incidência solar.
Com uma tecnologia de ponta e com preços mais atraentes , o sistema fotovoltaico ainda pode ser instalado de forma compartilhada com outras pessoas, a exemplo de condomínios e edifícios. É o que chamamos de geração compartilhada ou condomínio solar. Além disso, o espaço utilizado para instalação das placas solares não precisa ser no mesmo local onde a energia será consumida. A eletricidade produzida pode ser entregue à sua concessionária local, que lhe devolve em créditos para abatimento na conta da energia consumida em sua residência ou empresa.
A economia gerada pelo sistema pode chegar a 99% da sua conta de luz, ultrapassando o rendimento das aplicações financeiras mais comuns disponíveis no mercado. Isso sem contar com a diminuição da Contribuição para Iluminação Pública, que é calculada com base na energia que você consome da sua concessionária.
Consulte um dos nossos consultores e prepare-se para mudar a forma como você consome energia! 🙂
Erro: Formulário de contato não encontrado.