A água é um recurso natural renovável, porém finito. Devemos sempre considerar que um dia este recurso poderá esgotar, e sendo de tamanha importância para o sustento da vida humana, precisamos nos conscientizar e começar a economia de água de dentro de casa.
Se você deseja começar a racionar água em casa, mas não sabe bem por onde iniciar, continue lendo que vamos te dar algumas dicas para pôr em prática agora mesmo!
Comece a poupar quebrando um mau hábito. Não permita que a torneira fique aberta sem necessidade. Ao escovar os dentes ou se barbear, mantenha-a fechada, pois torneiras de banheiro consomem cerca de 2 litros por minuto. Dessa forma, estará economizando vários litros por mês.
Preste atenção se a torneira não está pingando mesmo quando fechada, pois em um ano, cerca de 16 mil litros de água limpa são perdidos por ano por mau fechamento de torneiras.
Apare a água que você utiliza para lavar frutas e verduras, pois assim poderá reaproveitá-la para regar as plantas em sua residência. Já a água do banho e da máquina de lavar pode ser reaproveitada para executar pequenas limpezas, como limpar o carro ou lavar a calçada.
Deixe para utilizar a máquina de lavar quando tiver roupas suficientes para enchê-la, de preferência deixe acumular e lave tudo de uma vez. Assim estará poupando uma boa quantidade de água, pois uma máquina de 10 kg consome em média de 82 a 135 litros de água por lavagem.
Os sistemas atuais de dupla descarga utilizam apenas 6 litros de água, ou 4 litros para a menor descarga, bem menos que 13 litros, que é o gasto em sistemas mais antigos. Utilize a descarga somente quando necessário e não jogue lixo no vaso.
O banheiro é o local da casa que mais consome água, sendo assim, é também onde podemos fazer grandes economias. Substitua seu chuveiro antigo por um moderno que utilize menor quantidade de água por minuto. Ao lavar os cabelos, mantenha-o fechado. E sempre que possível, diminua o tempo de banho.
Sempre que a piscina não for utilizada, cubra-a. Pois assim evitará que a água evapore. A cobertura da piscina reduz a quantidade da reposição da água necessária de 30% a 50%.
Seja para lavar o carro ou limpar a calçada, ou mesmo regar as plantas, o uso da mangueira deve ser evitado, uma vez que o consumo de água médio em 15 minutos é de 180 litros. Assim, dê preferência à outras opções mais econômicas para estas tarefas, como por exemplo utilizar o regador para as plantas e um balde para as limpezas.
Tire o resto de comida dos pratos e panelas utilizando uma esponja e sabão antes de abrir a torneira. Procure ensaboar tudo a ser lavado, e só então abrir a torneira para enxaguar.
Mesmo um buraco de apenas dois milímetros em um cano, pode desperdiçar cerca de 100 mil litros em um mês! Então, sempre que possível confira se há vazamentos.
A economia de água é um assunto muito sério e deve ser tido como tal. Devemos fazer tudo que estiver ao nosso alcance para poupar este recurso tão essencial a nossa sobrevivência. A falta dela ocasionaria uma catástrofe, uma vez que é um recurso necessário para os principais processos vitais e a vida, como a conhecemos, não existe sem água. Sendo assim, comece a pôr as dicas em prática o quanto antes!
Gostou do post? Compartilhe em seu Facebook para que outras pessoas também possam aproveitá-las!