A sustentabilidade é um tema bastante discutido hoje em dia. Como os recursos do nosso planeta são finitos, inúmeras tecnologias foram criadas com o objetivo de preservá-los.
Em meio a esse cenário, a engenharia civil passou por constantes transformações e a energia solar já é uma realidade em muitas construções.
Os painéis fotovoltaicos surgiram como uma fonte de energia limpa e vêm sendo utilizados em inúmeras residências.
Entretanto, pela falta de conhecimento, algumas pessoas não os utilizam corretamente ou têm dúvidas — como sobre o funcionamento da energia solar em dias nublados — que acabam prejudicando a qualidade de suas vidas.
O nosso post de hoje esclarece suas questões sobre o assunto. Continue a leitura e aproveite.
Em poucas palavras, os painéis fotovoltaicos são dispositivos que convertem luz em energia elétrica. Eles utilizam o efeito fotovoltaico — processo físico em que há criação de tensão e corrente elétrica quando um material é submetido a luz — em sua produção.
Esse sistema é composto por placas de silício que, ao serem submetidas à radiação solar, fazem elétrons se movimentarem, gerando energia. Assim, ela é conduzida para um inversor que a adapta às condições do sistema elétrico.
Algumas pessoas acham que essa é uma tecnologia nova, porém ela já está disponível no mercado há mais de 30 anos. Como o Brasil é um país tropical e com alta incidência solar, os painéis fotovoltaicos podem desempenhar um importante papel no setor energético nacional.
Com a sua utilização, é possível reduzir despesas e, quando há energia excedente em seu sistema, acumular créditos com as distribuidoras de energia elétrica, que podem ser utilizados em até 60 meses.
Além disso, esse sistema pode ser instalado de forma individual ou compartilhada, ampliando ainda mais seu campo de atuação.
Quando um produto é introduzido no mercado, sempre surgem mitos e dúvidas em relação ao seu funcionamento, e a energia solar não poderia ficar de fora disso.
Algumas pessoas acham que é impossível ter energia solar em dias nublados. Esse conceito está errado, e uma pessoa ligada às tecnologias e inovações deve entender o porquê disso.
O sistema fotovoltaico continua funcionando em dias nublados, porém em escala reduzida. Como há uma menor incidência de luz, o resultado final também será inferior.
Em alguns casos, devido à reflexão da luz solar nas nuvens, é possível obter mais energia em um dia nublado do que em uma situação ensolarada. É válido lembrar também que, em sistemas isolados (off grid), as baterias continuam a ser recarregadas.
Cada situação deve ser analisada por um profissional competente e pronto para dimensionar um sistema fotovoltaico, sempre levando em consideração a demanda de energia de uma residência.
O nosso país possui um enorme potencial para a energia fotovoltaica. Dessa forma, é preciso utilizá-la em todas as oportunidades possíveis, a fim atender os desejos do mercado e preservar os recursos da natureza.
Saia na frente e entenda que a energia solar em dias nublados pode funcionar e trazer grandes benefícios para a nossa sociedade.
Agora, entre em contato com a nossa empresa e encontre as soluções em engenharia sustentável que você tanto procura!
Erro: Formulário de contato não encontrado.