O uso da energia fotovoltaica, através da instalação de módulos solares (também conhecidos como placas solares), é uma realidade em todo o mundo e têm proporcionado benefícios para inúmeras famílias. São vantagens que envolvem desde a conservação do meio ambiente até a redução drástica dos gastos com contas de energia, inclusive imunizando o seu negócio dos constantes e elevados reajustes e bandeiras tarifárias. Mas o que muitos não sabem é que existe a possibilidade de dividir o custo da instalação do sistema em locais com muitas famílias, como é o caso de condomínios, empreendimentos imobiliários ou edifícios.
E você ainda pode ter sua própria geração de energia em um local diferente do que será consumido. Anteriormente a instalação só poderia acontecer no local em que a energia fosse consumida, mas agora as placas solares podem ser instaladas em áreas ou edificações distantes de onde a energia gerada será compensada, desde que o local da instalação esteja dentro da mesma área de concessão ou permissão de sua companhia de distribuição de energia. Desta forma, moradores e investidores que querem utilizar a energia fotovoltaica, por exemplo, em condomínios ou lugares que não tenham cobertura, também podem usufruir dos benefícios que ela proporciona. Isso é o que chamamos de geração compartilhada ou condomínio solar.
A geração compartilhada caracteriza pela reunião de consumidores, dentro da mesma área de concessão ou permissão, por meio de consórcio ou cooperativa, composta por pessoa jurídica ou física, que possua unidade geradora com microgeração ou minigeração distribuída em local diferente das unidades consumidoras nas quais a energia excedente será compensada.
A geração compartilhada é uma ótima oportunidade de investimento, pois além de economizar, o seu dinheiro rende mais que muitas aplicações bancárias. E se você não quer ou não pode investir na instalação de um sistema fotovoltaico para o seu imóvel, existe ainda a possibilidade de alugar uma parcela deste condomínio solar e também economizar com energia elétrica. Entre com contato conosco (clicando aqui) e conheça mais sobre a geração compartilhada de energia.