A sustentabilidade é um tema muito importante em nossa sociedade. Ao preservar os recursos naturais do nosso planeta é possível garantir o futuro das próximas gerações.
Novas tecnologias surgem a todo momento e fomentam o consumo sustentável. A energia fotovoltaica vem ganhando cada vez mais espaço e notoriedade no mercado. Entretanto, algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre seu funcionamento e como eles trabalham.
Por isso, neste post, respondemos as perguntas mais frequentes relacionadas à instalação de painéis fotovoltaicos. Confira a seguir!
O fator econômico, na maioria dos casos, é o primeiro a ser levado em consideração na escolha de muitas pessoas. Dessa maneira, antes de tomar qualquer atitude, você deve conhecer seu orçamento financeiro e fazer uma escolha adequada às suas necessidades.
Como o custo da instalação de painéis fotovoltaicos depende da complexidade do sistema a ser dimensionado, cada projeto tem um valor diferente. Por isso, você deve entrar em contato com alguma empresa especializada para descobrir o valor do seu projeto. Visando otimizar esse atendimento, ainda é possível encontrar simuladores de economia na internet.
O sistema de sua residência deve passar por processos de manutenção. A limpeza das placas deve ser realizada anualmente. Porém, quando a escassez de chuva ocorrer, você deve limpá-las com um pano úmido sempre que reparar o acúmulo de sujeira.
A energia fotovoltaica precisa do funcionamento de um inversor de frequência. Então, quando seu sistema for conectado à rede de energia elétrica da distribuidora, ele será desligado, a fim de evitar acidentes.
Os sistemas com bateria de backup continuam funcionando, entretanto, o desempenho das distribuidoras de energia elétrica é muito eficiente e as quedas de energia por ano são reduzidas. Assim, essa alternativa é muito onerosa e vem perdendo espaço no mercado.
Muitos também se perguntam se esse sistema faz barulho enquanto funciona. Entretanto, você não precisa se preocupar com isso, pois ele é silencioso.
Além do consumo sustentável, a instalação de painéis fotovoltaicos promove a economia em seu orçamento financeiro. Isso acontece porque você pode gerar sua própria energia ao utilizá-lo.
Em certas situações, é possível reduzir grande parte do seu consumo, sendo cobrada apenas a tarifa mínima.
Lembre-se também que, caso haja excesso em sua produção, você ganha créditos de energia solar com a concessionária. Eles têm uma validade de 60 meses e podem reduzir o valor de suas contas de energia elétrica nesse período de tempo.
Os módulos de painéis solares são produzidos seguindo o mesmo padrão. Desse modo, eles suportam impactos de gelo de 80 km/hora, o que abrange a maioria dos casos de chuvas de granizo.
O retorno financeiro também é determinante para a instalação de painéis fotovoltaicos. Porém, sua ocorrência é influenciada pelo nível de insolação que o seu estado recebe. Por exemplo, a região centro-oeste, geralmente, tem um retorno médio de cinco a seis anos.
Então, converse com uma empresa experiente e descubra em quanto tempo isso vai acontecer em seu projeto.
Em períodos de seca, outros meios de geração de energia são utilizados, e o governo utiliza as bandeiras tarifárias para bancá-los. Ter uma própria fonte de energia, como a fotovoltaica, é uma ótima opção para quem quer reduzir seus impactos e ter uma folga em seu orçamento financeiro.
Ao realizar as manutenções exigidas e utilizar produtos de qualidade, o inversor pode durar de 10 a 15 anos e os painéis até 25 anos.
Os recursos do nosso planeta devem ser consumidos com consciência e responsabilidade. Com a energia fotovoltaica é possível conciliar o consumo ecologicamente correto com o lado financeiro de seu orçamento. Portanto, ela é muito importante para a preservação da natureza e a redução de despesas.
E então, o que você achou do nosso conteúdo? Ainda tem alguma dúvida sobre a instalação de painéis fotovoltaicos? Deixe o seu comentário!
Se ficou interessado em instalar o seu sistema solar, faça um orçamento agora mesmo diretamente comigo. É só preencher o formulário a seguir que te retornarei em breve com uma solução de economia e sustentabilidade.
Erro: Formulário de contato não encontrado.