Que estamos imersos em tempos de crises todos sabemos, certo? Nessas situações, devemos procurar todo o conhecimento e medidas possíveis que possam diminuir gastos e nos ajudar a viver de forma mais sustentável. O uso de painéis solares oferece essas duas vantagens e tem se tornado cada vez mais comum no Brasil.
Sistemas fotovoltaicos captam a luz do sol e a transformam em energia, podendo essa alimentar eletrodomésticos ou outros equipamentos em uma residência. No fim das contas, o uso dessa tecnologia pode gerar uma economia até 99% do gasto em energia elétrica em uma casa.
Para que o conjunto do painel solar funcione perfeitamente durante toda sua vida útil, deve-se estar sempre atento a manutenções e as diferentes peças que o compõem. Mas você sabe qual é essa vida útil e o que fazer para que o painel solar realmente trabalhe em ótimas condições? Leia o post a seguir e fique por dentro.
Primeiramente devemos refletir sobre os materiais que são utilizados na confecção de um painel solar. Quase 80% dos instalados são feitos de silício coberto com vidro. O conjunto do dispositivo não possui peças móveis, que tem maior chance de se desgastarem com o tempo, ou processadores digitais, bombas e circuitos eletrônicos dedicados. Dessa forma eles são muito resistentes, suportando condições extremas como neve, ventos fortes, granizo, etc.
A maioria dos fabricantes oferece garantia de 25 anos. O que está sendo constatado, mesmo para os primeiros conjuntos instalados, é que a vida útil deles pode ser bem maior do que essa garantia. Ainda não há estudos que digam exatamente o máximo que esse dispositivo vá funcionar e sim que explicam sua eficiência com o tempo.
A constante radiação solar que incide sobre as placas altera a rede cristalina do silício com o passar dos anos. As células fotovoltaicas são degradadas aos poucos e perdem parte de sua eficiência. De maneira geral, essa perda é muito pequena e o equipamento ainda resulta em um investimento positivo.
A conta é simples: em seu primeiro ano de funcionamento, ele pode perder cerca de 3% de sua eficácia, e a degradação passa a ser, em média, menor do que 0,5% nos anos subsequentes. Ou seja, após 25 anos o aparelho perderá apenas 15% de sua força e consequentemente chegaria aos 40 anos com cerca de 80% de sua potência nominal, o que é um ótimo resultado.
Listamos alguns cuidados para que o sistema não sofra avarias e funcione em ótimas condições:
Painéis solares são altamente robustos e oferecem desde economia na conta de energia elétrica e retorno do investimento até a valorização do imóvel. Além de seguir as dicas já mencionadas, é importante lembrar que devemos contratar uma boa equipe tanto para a instalação quanto para as manutenções necessárias.
Ainda não sabe se o uso de painéis solares é um bom investimento para sua residência? Leia o nosso post e tire suas dúvidas!