O reajuste tarifário tem feito com que muitas pessoas pensem em questões como o ROI em sistemas fotovoltaicos. Afinal, alguém que opta por esse tipo de sistema, terá retorno sobre o investimento realizado em poucos meses após o início da utilização da energia solar em sua casa ou empresa.
Tal realidade se justifica pelo fato de que haverá muita redução no valor pago para a companhia de energia elétrica, gerando uma economia muito grande no orçamento das suas despesas fixas.
Sendo assim, isso é essencial, pois, de acordo com reportagem publicada no portal de notícias Correio Braziliense, o reajuste tarifário autorizado pela Aneel recentemente pode fazer com que a conta de luz aumente em cerca de 20% para os consumidores.
Como esse aumento é bastante significativo, muitas pessoas estão focadas em encontrar novas formas de gerar energia para suas casas e os sistemas fotovoltaicos se destacam dentro desse contexto.
Para que você entenda mais sobre o assunto, desenvolvemos este post com uma série de tópicos que demonstram como ocorre o ROI em sistemas fotovoltaicos. Mas, antes, é interessante que você entenda como fazer esse cálculo, veja a seguir e continue a leitura!
Para que você possa calcular a economia e o retorno financeiro que terá ao investir em um sistema de energia fotovoltaica, basta aplicar a seguinte fórmula matemática:
Rentabilidade = Economia / Investimento
Desse modo, se você gastar R$ 20 mil reais na instalação do sistema, por exemplo, e no decorrer de um ano diminuir as contas em R$ 3 mil reais, o valor de retorno anual, ao utilizar a fórmula, será de 15%.
O ROI, porém, pode ter algumas variáveis, que serão melhor explicadas na sequência.
Com o passar do tempo, é normal que as tarifas cobradas pelas empresas de energia aumentem ou diminuam, de acordo com diversos fatores envolventes. No entanto, o ROI sempre ocorrerá, pois você gastará pouca energia elétrica utilizando a energia do sol, que é gratuita.
Além disso, há uma estimativa de que o investimento total do sistema fotovoltaico se paga em cerca de 5 anos. Dessa forma, logo o retorno será total e a economia na conta de energia representará muito para o seu orçamento.
O ganho patrimonial é outro grande diferencial no que se refere ao retorno do investimento em sistemas fotovoltaicos. Isso se justifica pelo fato de a aparelhagem para captação de energia solar valorizar muito os imóveis.
Portanto, quando alguém quiser vender ou alugar um imóvel que conta com um sistema fotovoltaico, poderá ganhar valores mais altos, gerando um ROI ainda mais rápido.
É por esse motivo que muitas construtoras já estão projetando os imóveis com os sistemas de energia solar já inclusos, pois assim elas podem obter maior lucratividade na comercialização.
A taxa Selic norteia a economia brasileira e varia muito de acordo com as necessidades que o governo federal tem de fazer investimentos para a população. Recentemente, essa taxa de juros caiu bastante, o que facilita que os cidadãos façam investimentos.
Com a queda da SELIC ficou ainda mais fácil obter um financiamento para fazer o investimento em energia fotovoltaica e assim obter mais ROI com o sistema, uma vez que, além de diminuir a conta de energia elétrica, serão pagos menos juros caso seja necessário financiar o pagamento do equipamento de captação solar.
Viu como é possível obter ROI em sistemas fotovoltaicos? Então, o que você está esperando? Planeje-se e obtenha todas as vantagens da energia solar.
E para ficar bem informado sobre o assunto, que tal nos seguir nas redes sociais? Estamos no LinkedIn, no YouTube, no Twitter, no Instagram e no Facebook.