Sustentabilidade e eficácia energética, hoje em dia, são duas grandes preocupações de projetistas, arquitetos e engenheiros. A casa do futuro une essas características com o apoio tecnológico.
Assim, as novas construções são projetadas para o melhor aproveitamento dos recursos naturais, de forma renovável e eficiente, com captação de energia solar, aproveitamento de água da chuva, entre outras soluções.
Veja, agora, o que já existe no mercado para transformar seu lar em uma “casa inteligente”.
Nada de robôs, hologramas e ideias mirabolantes. A casa do futuro vai ter como foco a eficiência energética. Primeiro veio a evolução das lâmpadas, cada vez mais econômicas. Depois, o selo Procel, que indica o consumo dos aparelhos elétricos. E, recentemente, o investimento em fontes de energia limpas e sustentáveis, como a eólica e a solar.
Dentre elas, a energia fotovoltaica, ou seja, que utiliza placas solares, foi a que teve crescimento mais acelerado, aumentando a sua capacidade em 75% nos últimos dois anos. Hoje, é a terceira maior fonte de energia do mundo e está presente em mais de 100 países. Com o aumento da escala de produção, os custos dos painéis têm caído ano a ano.
Não é novidade que a água é um recurso escasso. Por isso, os projetistas têm, também, a responsabilidade de pensar em edificações com sistemas de coleta e aproveitamento da água da chuva. A água coletada pode ser aproveitada em descargas de vasos sanitários, na rega do jardim ou na lavagem do carro.
Além disso, as casas do futuro possuem descargas com dois botões diferentes, um para o descarte de apenas três litros d’água e outro para seis litros. Outra evolução são as torneiras com aerador (tipo de chuveirinho), que garantem uma menor vasão, e as máquinas de lavar roupas com sistema de reaproveitamento da água.
Com a automatização, a casa do futuro começa a se parecer mais com aquilo que os visionários imaginaram. Nesse caso, a eficiência energética também é uma das preocupações aliada à comodidade.
Por meio de sistemas inteligentes, é possível conectar lâmpadas e os principais aparelhos eletrônicos da casa em um única rede de controle. Esqueceu a TV ligada na sala e lembrou quando já estava deitado na cama? Sem problemas, você pode desligá-la de seu smartphone. Foi viajar e esqueceu as luzes acesas? Basta um clique, de onde estiver e problema resolvido!
A automação permite tudo isso e mais. Você pode, por exemplo, ligar o ar condicionado e preparar todo o clima da casa antes de sair do trabalho, do seu notebook ou tablet. A modernidade também possibilita interligação com câmeras de segurança, trancas automáticas e outros equipamentos.
Essas tendências para a casa do futuro demonstram a preocupação não só com o progresso que os avanços tecnológicos trazem, mas com a qualidade de vida e sustentabilidade que projetos sustentáveis podem proporcionar. O meio ambiente agradece!
Quer aprender mais sobre como economizar energia e ter uma casa mais sustentável? Veja sete dicas neste post que você pode adotar já!